Exibição do filme “Axêro” integra programação do Dia do Patrimônio no Museu do Doce

A exibição do filme “Axêro – Sagrado, Memórias e Vozes Negras no Sul do Brasil” é uma das atividades que integra a programação do Museu do Doce da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) no Dia do Patrimônio – edição 2022. Serão duas sessões neste sábado (20), às 14h e às 15h30min.

É necessário o uso de máscara e a apresentação de comprovante vacinal. Estão disponíveis 40 assentos por sessão, ocupáveis por ordem de chegada. O Museu do Doce fica na Praça Coronel Pedro Osório, Casarão 8.

O filme
O filme Axêro é fruto de uma caminhada de séculos, sob a ótica e com o protagonismo de dois corpos negros em movimento. Gessi Könzgen e Jão Cruz performam a si mesmos e também se transmutam, e, assim, louvam antepassados, habitam e reescrevem os espaços de Pelotas, no sul do sul do Brasil. Denunciam a história glamourosa e o cotidiano dessa cidade, forjada pelo racismo e pelo trabalho escravo.

A obra tem textos de Gessi Könzgen, direção de Maria Falkembach, direção de fotografia de Luis Fabiano Gonçalves e desenho de som de Álvaro Rosacosta.

Data
O Dia do Patrimônio ocorre em 17 de agosto, sendo comemorado em todo o país. A data celebra também o aniversário de Rodrigo Melo Franco de Andrade, um dos fundadores do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Pelotas realiza ações em torno da data desde o ano de 2013 e o Museu do Doce representa dois patrimônios culturais brasileiros. A casa que é sede do museu é reconhecida desde 1977 como um dos mais importantes exemplares do Ecletismo Arquitetônico no Estado do Rio Grande do Sul e no Brasil. Por sua vez, o Museu do Doce tem como missão valorizar a memória das tradições doceiras de Pelotas e de cidades da região, que são reconhecidas como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.