UFPel recebe visita do cônsul da Alemanha

A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e o Consulado Geral da República Federal da Alemanha em Porto Alegre estreitaram laços para fomentar a cultura e a língua alemã. A instituição de ensino recebeu a visita do cônsul Milan Simandl, que conheceu as instalações do curso de Letras – Português e Alemão e as iniciativas realizadas na área pela Universidade.

Em sua passagem pela UFPel nesta quarta-feira (27), o cônsul foi recepcionado pela comunidade acadêmica do Centro de Letras e Comunicação (CLC), ouviu a respeito do funcionamento, histórico e projetos do curso de Letras – Português e Alemão e conversou sobre as demandas, ações e estratégias para o fomento do idioma e da formação de professores.

Simandl também foi recebido pela vice-reitora, Ursula Silva, acompanhada pelo diretor-adjunto do CLC, Paulo Borges, pelo coordenador do curso de Letras – Português e Alemão, Bernardo Limberger, e pelos professores Milena Kunrath e Lucas Löff Machado. Na pauta, proposição de iniciativas em conjunto, como exposições, palestras e exibições de cinema. Uma delas é a mostra que trata da vida e trabalho do naturalista, professor e botânico teuto-brasileiro Fritz Müller, que viveu em Santa Catarina e foi amigo de Charles Darwin. A intenção é que a UFPel receba a exposição em breve.

Ampliar o diálogo com as comunidades, inclusive por meio de visitas a secretarias municipais de Educação e Cultura, eventos e palestras, também foi um aspecto alinhavado no encontro. “Para nós é interessante criar meios e estratégias para que a comunidade venha a estudar a cultura e a língua”, destacou a vice-reitora, mencionando que a visita do cônsul é um importante movimento de aproximação nesse sentido. “Foi um prazer conhecer a Universidade. Faremos uma cooperação cultural em conjunto para oferecer uma programação atrativa da cultura alemã”, disse o cônsul.

O curso
O curso de Letras – Português e Alemão existe desde 2009 e ampliou ainda mais a diversidade linguística do CLC e da própria Universidade, atendendo uma reivindicação dos descendentes germânicos radicados em Pelotas e região. O curso forma professores para atuar no ensino de alemão e português na Educação Básica. Atualmente, os professores formados pelo curso estão inseridos no mundo de trabalho na região sul do Rio Grande do Sul e em outras partes do Brasil.

O curso tem funcionamento diurno e proporciona aos estudantes uma formação consistente que abrange linguística, literatura e didática de ensino de línguas da língua materna e da língua estrangeira. Os estudantes também têm a oportunidade participar de projetos de pesquisa, que envolvem parcerias com diferentes universidades alemãs. Além disso, o curso está envolvido em projetos de extensão, como, por exemplo, os “Cursos de Línguas”, que oferecem cursos de alemão e outras línguas a baixo custo à comunidade externa, e o projeto “Pomerano: língua viva”, que promove ações para fomentar o uso e a vitalidade da língua de origem germânica falada na região.

De acordo com o coordenador do curso, professor Bernardo Limberger, os formados pelo curso de Letras – Português e Alemão têm possibilidade de se inserir rapidamente no mundo do trabalho, pois as oportunidades relacionadas à língua alemã estão em ascensão no Brasil. “Essa busca pela aprendizagem de alemão é motivada principalmente pela história de diplomacia e migração entre os dois países, por oportunidades de trabalho e intercâmbio acadêmico e pelo alto número de bolsas oferecidas pelo país europeu”, destaca. Mais informações sobre a profissão de professor(a) de alemão estão disponíveis aqui.