Início do conteúdo

Segurança alimentar e segurança de alimentos é tema de campanha de grupo de estudos da UFPel

O Grupo de Estudos sobre Qualidade e Segurança na Produção de Alimentos (GEQSPA) da Faculdade de Nutrição da Universidade Federal de Pelotas é um grupo destinado a estudar a segurança dos alimentos. Para marcar o dia 07 de junho que é definido pela OMS/FAO como Dia Mundial da Segurança dos Alimentos, o grupo realizou uma campanha educativa sobre a tema. As publicações são realizadas na rede social do GEQSPA (@geqspa.ufpel).

A professora Jozi Mello, uma das coordenadoras do projeto, ressalta que a segurança alimentar e nutricional é um direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas alimentares promotoras de saúde, que respeitem a diversidade cultural e que sejam social, econômica e ambientalmente sustentáveis.

A professora explica a diferença entre os conceitos de segurança alimentar e segurança de alimentos. Segundo ela, a Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) é o direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas alimentares promotoras de saúde, que respeitem a diversidade cultural e que sejam social, econômica e ambientalmente sustentáveis. Já a segurança de alimentos, está relacionada à inocuidade dos alimentos, a garantia de que os alimentos são saudáveis, sem contaminantes químicos, físicos ou biológicos e que não causem danos à saúde do consumidor. “Devemos nos atentar para todos os alimentos, até mesmo para aqueles que não tem características perceptíveis como alterações de coloração, odor e consistência. Entretanto, a presença de microrganismos patogênicos, os causadores de doenças, geralmente não provoca alterações perceptíveis nos alimentos e acabam sendo consumidos. Então, avaliar apenas as características sensoriais dos alimentos não é sinônimo de segurança”, explica Jozi.

Saiba mais sobre o GEQSPA

O objetivo geral do GEQSPA é servir de campo de estudos, desenvolvimento de conhecimentos e pensamento crítico acerca de temas relacionados à qualidade e segurança na produção de alimentos. O GEQSPA iniciou suas atividades em 2021 e produz conteúdos que são divulgados em suas redes sociais. Em 2021 realizou Webinar em prol do dia da Segurança dos Alimentos. Também realizou o evento GEQSPA DEBATE em que foi abordado o tema Cultura da Segurança dos Alimentos.

O Grupo é coordenado pelas professoras Jozi Mello e Kelly Lameiro e, atualmente, é composto por 18 discentes do curso de graduação em Nutrição, do curso superior de Tecnologia em Gastronomia, do curso superior em Química de Alimentos ou do Programa de Pós-Graduação em Nutrição e Alimentos.