Evento Inova Ciência discute inovação aberta e relações entre universidades e empresas

O Pelotas Parque Tecnológico recebeu, no último 29 de junho, o evento “Inova Ciência”, ação promovida pela Superintendência de Inovação e Desenvolvimento Interinstitucional da UFPel (Inova), por meio da Incubadora de Base Tecnológica Conectar, com apoio do programa StartupLab, do governo do Rio Grande do Sul, e da empresa Lifemed.

O propósito do evento era o de discutir a importância de trabalhar a relação empresa-universidade para o desenvolvimento econômico e social, ferramentas e metodologias para organização de instituições e cenários e desafios do setor agroambiental. A ação contou com a participação do diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), Odir Dellagostin, do diretor do grupo Jacto, Tsen Kang, e do diretor do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura, Fernando Henrique Schwanke.

“O evento cumpriu seu propósito de falar sobre ideias de inovação aberta e como podemos refletir e organizar nossos processos em desenvolvimento de projetos em parceria com empresas que cheguem à sociedade em forma de produtos e serviços”, destacou o coordenador do Escritório de Propriedade Intelectual, Transferência de Tecnologia e Empreendedorismo (EPITTE), Felipe Marques. A mesma opinião foi compartilhada pelo superintendente de Inovação e Relações Interinstitucionais, Vinícius Campos: “Nos mostrou que a universidade tem a capacidade para fazer interação tanto com a sociedade, quanto empresas, com o setor produtivo e o setor público em termos de inovação aberta”.