UFPel apresenta demandas à Receita Federal

Representantes das gestões da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e da delegacia da Receita Federal em Pelotas estiveram reunidos na manhã desta quinta-feira (02). O encontro tinha a proposta de aproximar as instituições, estreitar laços e apresentar demandas.

A reitora Isabela Fernandes Andrade, o pró-reitor administrativo, Ricardo Peter, e o chefe do Núcleo de Transporte, Gláucio Gonçalves, foram recebidos pelo delegado da Receita Federal em Pelotas, Juliano Rigatti Campeol, e pelo delegado adjunto, Fernando Lorea de Lorea.

Na ocasião, a reitora da UFPel agradeceu o apoio da entidade, que recentemente se materializou por meio da doação de um caminhão, encaminhado pela Receita Federal de Bauru – SP.

A gestora salientou a importância da destinação de veículos e outros itens que possam servir à UFPel, que contribuem para o desenvolvimento das atividades, em especial frente à restrição orçamentária vivida pela instituição. Os novos cortes limitaram em mais de 80% o valor de capital (utilizado para investimento em obras e equipamentos, por exemplo), representando apenas R$ 500 mil ao ano para atender a uma estrutura que comporta 98 cursos de graduação e mais de 20 mil estudantes. Em especial, o grupo da UFPel apontou a necessidade de doações que atendam ao Núcleo de Transportes, como veículos apreendidos ou em desfazimento pela Receita – como camionetes tracionadas, vans, micro-ônibus, ônibus, caminhão, caminhão baú, caminhão prancha -, ferramentas mecânicas de uso diversos e outros materiais apreendidos, como baterias, pneus, óleos lubrificantes, aditivos e lâmpadas. A ação possibilitaria à Universidade atualizar e ampliar a frota veicular de maneira a atender a demanda da comunidade acadêmica e da região Sul, representando apoio na qualificação dos serviços executados – em especial se considerado que a UFPel tem muitos campi e prédios descentralizados. Ao mesmo tempo, os representantes da UFPel assinalaram que muitos outros itens podem vir a contribuir nas atividades acadêmicas, em ensino, pesquisa e extensão.

O delegado indicou apoio às demandas da UFPel, pontuando que veículos, equipamentos de informática e lâmpadas são alguns dos artigos mais usuais em apreensões. A instituição deverá avaliar os materiais que poderiam ser entregues à Universidade. Segundo ele, a entidade tem dado preferência à destinação dos bens a entidades que necessitem, em detrimento do encaminhamento para leilões.

O delegado mencionou, ainda, a participação da UFPel quando convidada a analisar equipamentos apreendidos para sua adequada identificação, há alguns anos. A reitora novamente colocou a instituição à disposição para esse papel quando necessário.

Publicado em 03/06/2022, nas categorias Destaque, Notícias.
Marcado com as tags Gabinete da Reitoria, Gestão, Receita Federal, visita.