Planejamento da UFPel tem nova marca

O segmento de Planejamento da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) está exibindo uma nova marca. A identidade visual apresenta um conceito de dinamismo, participação e convergência.

Produzido pela Coordenação de Comunicação Social (CCS) da Universidade, atendendo a uma demanda da Coordenação de Desenvolvimento Institucional Participativo da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento (Proplan), o logo apresenta em cunhas os sete documentos de planejamento existentes, organizados por cores e com diferenças nas bordas, representando as particularidades de cada um deles.

A cunha em cinza, cor presente no espectro de todas as outras, retrata a comunidade, a qual se constitui como elemento imprescindível na renovação e/ou criação desses instrumentos de gestão, além de também representar a abertura para novos documentos que venham a fazer parte desse carrossel. Essa mesma cunha assume maior tamanho porque define a marca em perspectiva. Todas reunidas, com as peculiaridades e disposição, simbolizam o dinamismo da relação e a convergência comum entre os documentos: o desenvolvimento da UFPel.

A criação do logotipo do Planejamento UFPel e de toda a identidade visual é de Tomás Martins da Silva, bolsista de Design Gráfico, que também desenvolveu sete logotipos secundários do Planejamento UFPel, relacionados com os seguintes documentos: Plano de Desenvolvimento das Unidades (PDU), Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), Relatório de Gestão (RG), Plano de Logística Sustentável (PLS), Plano Diretor (PD), Política Ambiental (PA) e Projeto Pedagógico Institucional (PPI).

Para o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento, Paulo Ferreira Júnior, a consolidação de uma marca que identifique os vários instrumentos é importante para a Universidade, já que o Planejamento é descentralizado. Segundo ele, a UFPel tem tido uma atuação intensa na institucionalização do Planejamento, de forma que ele seja participativo, atualizando documentos e criando novos. “A identidade visual traz um apelo para que a comunidade identifique que todos eles fazem parte de um mesmo rol de documentos de Planejamento. As pessoas vão fazer essa natural relação com o que a gente entende de um Planejamento integrado”, observa.

Também foi lançada uma nova página, que congrega todos esses documentos.