Faculdade de Odontologia inicia novo ciclo de gestão

A nova equipe de gestão da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) para o quadriênio 2022-2026 tomou posse na tarde de terça-feira (30), em cerimônia na Unidade Acadêmica. Os servidores Fábio Lima, Otávio D’ávila e Phetrônio de Medeiros assumiram, respectivamente, os cargos de diretor, vice-diretor e chefe do núcleo administrativo, em solenidade com representantes da administração central da Universidade.

Após a leitura e assinatura do termo de posse, a reitora da UFPel, Isabela Andrade, agradeceu e elogiou o trabalho desenvolvido pela direção anterior, exercida pelos professores Evandro Piva (diretor) e Fábio Lima (então vice-diretor), destacou a importância do trabalho coletivo e o processo de sensibilização proporcionado pelo trabalho de gestão. “A gente aprende a enxergar o outro”, comenta. A reitora lembrou das articulações e do “diálogo intenso” para que se consolidasse as intervenções físicas da Faculdade de Odontologia, necessárias para o retorno presencial das atividades.

Em face da situação de cortes orçamentários, a reitora também comemorou o resultado do esforço coletivo para a conquista de duas verbas para a Unidade, de cerca de R$ 700 mil, oriundas de emendas parlamentares, para transformações estruturais na Faculdade de Odontologia. O contexto, refere a reitora, é de bloqueio de recursos: o Ministério da Educação (MEC) anunciou na sexta-feira (27) o corte de 14,5% do orçamento das Universidade e Institutos Federais para despesas de custeio e investimento, situação que motivou nota da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), entendida como “Inadmissível, incompreensível e injustificável

Perspectivas Positivas

O novo diretor da Faculdade de Odontologia, ao analisar a conjuntura política e econômica nacional e o contexto de pandemia de Covid-19, anunciou as prioridades do trabalho de gestão, em um momento em que há demanda por aumento de produtividade e a eficiência, mesmo com poucos recursos à disposição. As dificuldades estruturais, intensificadas em razão da necessidade de ampliação das medidas de biossegurança (Covid-19), exigem, segundo ele, diversas estratégias de gestão, a exemplo da automação de processos: “A gente consegue enxergar soluções inovadoras que não necessitam de grande aporte financeiro”, conta. A situação de pandemia, segundo ele, trouxe dificuldades, mas também impulsionou a resolução de “problemas históricos” da Unidade.

A proposta é de que as atividades de ensino sejam “totalmente pautadas” pela prestação de serviços à comunidade, conforme recomenda a Associação Brasileira de Ensino Odontológico. “Na nossa Faculdade, justamente se mistura Ensino e Extensão porque o nosso fazer é atender à população. O nosso serviço tem de ser o carro-chefe”, argumenta. A centralização na prestação serviços à comunidade, segundo o diretor, permitirá, por meio das contratualizações com o Sistema Único de Saúde (SUS), manter o atendimento público, gratuito e de qualidade, e, com isso, aumentar a captação de recursos.