PRPPG e INOVA lançam editais de bolsas de IC e IT

Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) e a Superintendência de Inovação e Desenvolvimento Interinstitucional (INOVA) lançaram no dia 23 de maio, os editais institucionais de bolsas de Iniciação Científica (IC) e Tecnológica (IT) da UFPel para o período 2022/2023. Os pesquisadores interessados devem submeter o pedido até o dia 03 de junho de 2022, por meio do módulo “Bolsas” no Cobalto. Para realizar a solicitação o pesquisador necessita ser servidor(a) efetivo(a) do quadro da UFPel em regime de trabalho de 40 (quarenta) horas semanais ou Dedicação Exclusiva (DE)  e deve ter projeto de pesquisa ou ação de pesquisa cadastrado no Cobalto, devendo estar aprovado no COCEPE até o dia 12 de agosto de 2022. A vigência mínima do projeto ou ação deve ser de 01 de setembro de 2022 a 31 de agosto de 2023.

Ao todo, oito modalidades de bolsas são oferecidas, quatro voltadas para iniciação científica (PIBIC/CNPq, PROBIC/FAPERGS, PBIP-AF/UFPel, PBIP-JC/UFPel) e quatro voltadas à iniciação à área tecnológica e de inovação (PIBITI/CNPq, PROBIT/FAPERGS), PBIP-IT/UFPel e PBEI/UFPel).

Nos editais de IC, as diretrizes gerais que vêm sendo adotadas nos últimos 5 anos foram mantidas, buscando uma ampla distribuição de bolsas entre as diferentes áreas do conhecimento. Mesmo diante do cenário de redução orçamentária das Universidades Federais no país, a UFPel esforçou-se para garantir manutenção do número de bolsas das cotas dos programas institucionais, incluindo o PBIP-JC, que destina 15 bolsas de IC para docentes jovens doutores ou que ingressaram recentemente na carreira docente.

A principal novidade nas modalidades de bolsas de IT é no Programa institucional PBIP-IT, que a partir desse ano também será destinado em sua totalidade à estudantes beneficiários de políticas de ações afirmativas, se juntando aos demais programas de bolsas financiados com recursos institucionais.

O número de cotas disponíveis para distribuição nos programas do CNPq e da FAPERGS ainda não foi divulgado, uma vez que o edital para distribuição de cotas da FAPERGS encontra-se em andamento e os editais do CNPq ainda não foram abertos.

A íntegra dos editais pode ser conferida abaixo:

SEI_UFPel – 1708314 – Edital 001 IC

SEI_UFPel – 1708324 – Edital 002 IT