Início do conteúdo

Meteorologia esclarece sobre clima severo nos próximos dias

A Faculdade de Meteorologia da Universidade Federal de Pelotas emitiu nota de esclarecimento sobre os eventos meteorológicos divulgados como severos e que ocorreriam nos próximos dias.

A nota destaca que a previsão do tempo sempre traz consigo um grau de incerteza e merece uma série de cuidados em sua análise, assim como a emissão de avisos e alertas também deve ser acompanhada por grande discernimento, devido à preocupação e pânico que podem causar.

No texto, a unidade acadêmica da UFPel esclarece que os modelos meteorológicos atuais apontam para uma possível ocorrência de ventos fortes e deslocamento de sistema atmosférico de forma atípica no Rio Grande do Sul e Santa Catarina na terça (17) e quarta-feira (18). No entanto, a FMet lembra que as datas ainda estão suficientemente distantes para que haja mudanças expressivas no quadro, especialmente por se tratar de um quadro não usual.

Dessa forma, a Faculdade recomenda que a população acompanhe e se guie por previsões e alertas emitidos pelos órgão oficiais. “Todos os meteorologistas da FMet encontram-se vigilantes, mas cautelosos, tendo como principal objetivo a divulgação antecipada, precisa e correta das informações necessárias para garantir a segurança e a tranquilidade de nossa comunidade”, destaca a nota.

Mais informações podem ser encontradas no texto, que pode ser conferido na íntegra a seguir: Nota informativa sobre sistema subtropical previsto_15052022