Edição 2022 da Semana de Museus será marcada pelo retorno do público

Uma grande atração é esperada para a Semana de Museus da UFPel no ano de 2022: o retorno do público de forma presencial às suas atividades, que nos dois últimos anos foram feitas de forma virtual, devido à pandemia. No período de 16 a 27 de maio, museus, acervos e projetos museológicos que integram a Rede de Museus da Universidade promovem atividades especiais para celebrar a Semana Nacional e o Dia Internacional dos Museus, que, neste ano, terá como tema “O poder dos museus”.

“Esse é um tema muito interessante, pois nos coloca a pensar o quanto os museus tem de força para a transformação das comunidades”, destaca a integrante da comissão executiva da Rede de Museus da UFPel Nóris Leal. A volta presencial, após duas edições online, também é motivo de comemoração, mas de reflexão, de acordo com Nóris: “Na cultura, os museus foram uma das instituições que mais sofreram com a pandemia”.

A Semana dos Museus busca, desde a última década, integrar as entidades museológicas da Universidade – sejam elas museus e acervos institucionais ou até mesmo projetos de extensão que trabalhem com museus ligados a outros entes – e promover atividades especiais alusivas à data. Desde a criação da Rede de Museus da UFPel, as ações passaram a ser articuladas de forma comum, potencializando o alcance da Semana.

Compõem a programação oficinas, ações educativas, aberturas de novas exposições, eventos culturais e até mesmo a reabertura do Museu Histórico do Morro Redondo, fechado desde o início da pandemia. Também faz parte da agenda da Semana a realização do 14º Fórum Estadual de Museus, evento que será realizado na UFPel em parceria com a Secretaria Estadual de Cultura e a Prefeitura de Pelotas.

Mais informações sobre a Semana de Museus da UFPel podem ser encontradas nos links a seguir:

– Site da Rede de Museus

– Instagram