Mães do Hospital Escola recebem diversas homenagens

O Dia das Mães foi no último domingo (08) e, em homenagem à data, diversas ações foram realizadas no Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE UFPel). Na sexta-feira (06) foi feita uma exposição em varal de fotos das colaboradoras com seus filhos na entrada da rampa do prédio de internação e também foi lançada campanha desta data comemorativa com estas imagens em todos os canais de comunicação institucionais.

As mães que passaram o domingo cuidando de seus filhos na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal e Unidade Canguru, também receberam um presente para tornar o dia mais alegre e proporcionar uma boa recordação da data. A equipe da unidade entregou para elas uma impressão dos pezinhos de todos os bebês internados nesse dia.

Segundo as enfermeiras Bianca Domingues e Karen Rodrigues, idealizadoras do projeto, a ideia central é tentar aliviar um pouco o sofrimento das mães e descontrair o ambiente pesado da UTI, pois elas estão passando por um momento conturbado de suas vidas. “Queremos que as famílias se sintam valorizadas e integrantes da equipe da UTI. E neste ano, a ideia foi distribuir cartões enquadrados em porta-retratos com o carimbo dos pés do bebê”, explicam. As enfermeiras destacam que todo o processo de carimbo foi feito de forma cuidadosa e respeitando métodos que evitam as infecções cruzadas.

No domingo (08) e na manhã de segunda-feira (09), a equipe a Maternidade e o Grupo de Humanização entregaram kits de enxovais para todas as mães de bebês internados na UTI Neonatal, Semi-intensiva, Pediatria e Maternidade. Além disso, organizou o Bazar da Humanização, no corredor da maternidade, com a entrega de itens como sapatos, toucas, casacos e outras peças de vestuário para os recém-nascidos.

Ainda na segunda e também na terça (10), ocorreram ações na Sala de Recreações da Pediatria, para as mães trabalhadoras do HE e mães acompanhantes de pacientes internados no hospital. Na manhã e tarde do dia 9, foi feita uma aplicação de Barras de Access, que são Práticas Integrativas e Complementares (PICS) já existentes no Serviço Único de Saúde (SUS). E nas noites dos dias 9 e 10, foi oferecida uma sessão de cuidados com a pele com consultoras de beleza.

A coordenadora do Grupo de Trabalho de Humanização do HE, Cryshna Kirchesch, afirma que ações como essa são fundamentais para estreitar laços novamente após a pandemia. “Recém estamos voltando à normalidade e a intenção com estas ações é fortalecer os vínculos entre os trabalhadores, ampliar o olhar humanizado não só para o paciente, mas também para quem cuida. Quero que todos sintam orgulho do HE, que venham trabalhar com alegria e que se sintam parte desse lugar”, destacou ela.