Bolsistas de iniciação científica são recebidos em acolhida no HE UFPel

Nesta segunda (09), os dez alunos bolsistas do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE UFPel), dentro do Programa de Iniciação Científica (PIC) da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), receberam uma acolhida no auditório do Bloco 3, junto dos pesquisadores orientadores dos projetos.

O programa, com edital lançado em março, trata-se do primeiro programa de concessão de bolsas de iniciação científica do HE UFPel, fruto de uma parceria entre a Ebserh e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Esta parceria possibilitou o investimento de R$ 1,5 milhão para iniciação científica nos hospitais vinculados à estatal, no qual incluía-se o HE UFPel, que concedeu dez bolsas com duração de 12 meses, para acadêmicos regularmente matriculados em cursos de graduação da UFPel.

Dentre os projetos aprovados, serão abordados temas como a avaliação do ambiente da prática de enfermagem, associação da doença periodontal com o câncer de pulmão em pacientes em tratamento quimioterápico e iniciativas mundiais para combater a desnutrição em instituições de saúde.

“Para avançarmos no conhecimento existente, é necessário incentivar a educação científica e tecnológica. O nosso Hospital Escola é um campo riquíssimo para o desenvolvimento de pesquisas e o PIC/EBSERH veio como uma forma de estímulo a isso, apoiando o despertar da vocação científica dos nossos graduandos e ampliando a oportunidade de formação técnico-científica, através da participação em atividades de pesquisa, orientadas por pesquisadores qualificados” destacou a chefe da Unidade de Gestão da Pesquisa, Rosiane Mastelari Martins.

Publicado em 11/05/2022, na categoria Notícias.
Marcado com as tags HE, Hospital Escola.