Início do conteúdo

Galeria A Sala recebe exposição “Agô”, de Felipe Caldas

Inaugura nesta quinta-feira (05), na Galeria A Sala, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), a exposição “Agô”, de Felipe Caldas.

Agô, em iorubá, é um pedido de permissão para momentos de entrada, saída, passagem, além de proteção ou perdão, conforme o contexto. Felipe Caldas pede assim licença para ocupar, de forma simbólica e matérica, o espaço da Galeria A Sala, na exposição que marca o retorno às atividades presenciais após o período de restrições causadas pela pandemia.

Trazendo uma reflexão sobre as condições que levam a recorrer às mais variadas crenças (sejam elas religiosas, de ordem política, ou outras) para buscar um refúgio, um alento, uma orientação, a instalação recobre o piso da galeria com mais de meia tonelada de carvão – elemento simbólico de proteção. O artista convoca o público a interagir com esse elemento, ao mesmo tempo em que provoca um questionamento sobre aquilo que se acredita.

Abertura:
05/05, das 17h às 20h.

Período de visitação:
06/05 à 17/06 – de segunda à sexta, das 8h às 22h.

Endereço: Galeria A Sala, Centro de Artes da UFPel, sala 111 (acesso pela Álvaro Chaves, 65)

Coordenação: Profa. Laura Cattani

Realização: equipe do projeto de extensão A Sala – Ações de produção e difusão cultural: Barbara Calixto dos Santos, Eduardo Soares Devens, Fernanda Oberg de Miranda, Gabrielli Mourige Barbosa Nazario, Jesiel Rocha Lofhagen, Katiane Letícia Ferreira da Silva e Yuki Ynagaki Escate Zarate, com o apoio de André Gustavo de Campos e Pedro Augusto dos Santos Navarro.

Foto: Alexandre Lisi

Projeto Gráfico: Yuki Zarate