Início do conteúdo

Semana da Dança terá atividades variadas em programação descentralizada

O curso de Dança da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) realiza, a partir desta terça-feira (26), a Semana da Dança, em comemoração ao Dia Internacional da Dança. O evento terá programação descentralizada a partir de diversas ações artístico-culturais em escolas, teatros, palcos e no território virtual. As atividades se estendem até o dia 29 de abril.

De acordo com os organizadores, a dança sempre teve grande presença e importância na vida das diferentes sociedades, acontecendo como modo de expressão da existência humana. Ao longo da história organizaram-se várias formas de se dançar. “A dança é saber que demarca identidades, crenças e costumes de povos. É representação/expressão do que se vive, do que se pensa, do que se aprende, do que se intui”, destacam.

O curso oportunizará vivências diversas abrangendo os municípios de Pelotas e Rio Grande, configurando-se enquanto programação plural e descentralizada. O evento busca divulgar os saberes-fazeres e objetivos do curso e aproximá-los da comunidade. A comissão organizadora destaca que assim pretende-se estimular a opção pela formação superior em dança, desenvolver reflexões sobre a importância da dança no cotidiano das pessoas e, também, chamar a atenção do poder público para a necessidade de garantir espaço para dança no sistema de educação, bem como buscar incentivar governos de todo o mundo para proporcionarem políticas públicas voltadas à dança.

Ensino de Dança
No caso do ensino da Dança, os organizadores ressaltam que, com o crescimento da oferta de possibilidades formativas, o ensino de dança nas escolas brasileiras tem se tornado uma realidade, na medida em que há um consenso entre os aspectos legais que o normatizam e uma demanda apresentada pelas escolas e profissionais da educação, que se dedicam a pensar, elaborar formas e criar estratégias de ingressar no cotidiano escolar.

Desde 1998, o volume seis dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino de Arte indica, como sugestão para as escolas, a inclusão das Artes Visuais, da Dança, da Música e do Teatro, como componentes artísticos a serem desenvolvidos na disciplina curricular dedicada ao Ensino de Arte. Porém, a ideia torna-se obrigatória, apenas em 2016, com a sanção da Lei 13.278, superando a Lei 11.769, de 2008, que instituía o ensino obrigatório de Música na Educação Básica. Logo, a Lei de 2016 afirma a importância de todas as linguagens artísticas no desenvolvimento integral dos estudantes nos diferentes contextos escolares brasileiros. “Acreditamos que a isonomia entre as linguagens artísticas no texto da Lei representa uma conquista da classe de professores de Arte, caldeada no debate sobre a valorização do seu ensino, que se torna urgente sempre que o direito à Arte, e mais especificamente à Dança, na Educação Básica é questionado”, destacam.

Origem
O Dia Internacional da Dança ou Dia Mundial da Dança é comemorado no dia 29 de abril e foi instituído pelo CID (Comitê Internacional da Dança) da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) no ano de 1982. É uma data que está se popularizando cada vez mais, pois artistas e profissionais da área reconhecem a importância para dar maior visibilidade e refletir sobre o campo de conhecimento da dança.

A data é uma homenagem ao mestre francês Jean-Georges Noverre, cujo nascimento ocorreu em 29 de abril de 1727. Noverre ultrapassou os princípios gerais que norteavam a dança do seu tempo para enfrentar problemas relativos à execução da obra. Sua proposta foi de atribuir expressividade a dança por meio da pantomima, a simplificação na execução dos passos e a sutileza nos movimentos. Noverre se destaca na história por ter escrito um conjunto de cartas sobre o balé de sua época, “Letters sur la Danse”. O Dia Internacional da Dança se constitui em mais uma estratégia de mobilização em torno do reconhecimento e consolidação do campo.

 

Publicado em 26/04/2022, nas categorias Destaque, Notícias.
Marcado com as tags Arte, Centro de Artes, Comunidade, Curso de Dança, Dança.