PPG em Meteorologia realiza Aula Inaugural no dia 11

O Programa de Pós-Graduação em Meteorologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) promove, no dia 11, às 14h, uma Aula Inaugural. O convidado é o professor Flávio Barbosa Justino, da Universidade Federal de Viçosa. Ele falará sobre “O que você queria saber sobre mudanças climáticas e não perguntou”. A palestra será on-line, pelo sistema de webconferência da UFPel, neste link.

Nessa apresentação, aspectos teóricos e observacionais serão utilizados para esclarecer e confirmar a influência humana nas mudanças climáticas nos últimos dois séculos. De acordo com o palestrante, o entendimento de climas passados é extremamente importante para elucidar as diferenças entre as condicionantes antropogênicas e naturais do clima.

Da mesma forma, pontua Justino, outro ponto de suma importância para a compreensão das mudanças climáticas é a dominância das escalas temporais características, associada com cada forçante. A diferenciação entre variabilidade e mudança, duas condições que em muitos casos são utilizadas sem o tratamento adequado, possibilita um maior escrutínio ao entendimento de eventos mais recentes. “Por fim, mas também fundamental, recentes dados serão apresentados objetivando trazer o estado da arte da pesquisa meteorológica no que tange em especial às mudanças climáticas”, adianta.