Palestra comemora Dia Meteorológico Mundial

O Núcleo de Meteorologia Aplicada (NMA), ligado à Faculdade de Meteorologia da UFPel, promove, nesta quarta-feira (23), às 19h, a palestra online “Alerta Precoce e Ação Precoce”. A atividade integra as comemorações do Dia Meteorológico Mundial, que este ano trata do tema escolhido para a palestra.

A transmissão contará com a presença do meteorologista Tiago Molina Schnorr, profissional formado pela UFPel e ligado à Defesa Civil Nacional, desenvolvendo atividades na gestão de riscos e desastres, especificamente, na temática de monitoramento e alerta de desastres.

O tema escolhido para o Dia Meteorológico Mundial se deve aos extremos meteorológicos, climáticos e hídricos que estão se tornando mais frequentes e intensos em muitas partes do mundo, como resultado das mudanças climáticas, expondo grande parte da população a vários perigos amplificados em função crescimento populacionais, urbanização descontrolada e degradação ambiental.

A palestra será transmitida pelo YouTube, no canal Papo de Meteorologia, da meteorologista Ana Paula Santos. Mais informações sobre o evento estarão disponíveis no Instagram do NMA (@nma_ufpel).

Dia Meteorológico Mundial

O Dia Meteorológico Mundial é celebrado todos no dia 23 de Março, e comemora a entrada em vigor da convenção que institui a Organização Meteorológica Mundial (OMM), ocorrida em 1950. Essa data procura demonstrar a contribuição essencial dos Serviços Meteorológicos e Hidrológicos Nacionais para a segurança e o bem-estar da sociedade e é celebrado com atividades em todo o mundo. Os temas escolhidos para pela OMM buscam refletir o tempo, o clima ou questões relacionadas com a água.

Publicado em 22/03/2022, nas categorias Agenda, Notícias.
Marcado com as tags Faculdade de Meteorologia, Meteorologia.