Dia de Campo reúne participantes em torno de atualizações em variados segmentos

Uma manhã de sol e céu azul saudou os participantes do primeiro Dia de Campo deste ano promovido pela Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel da Universidade Federal de Pelotas (Faem/UFPel). O evento reuniu estudantes, professores e técnicos em torno de variados temas que são escolhidos para serem aprofundados em contato direto com a prática. A atividade foi realizada nesta quinta-feira (17).

Os mais de 260 inscritos para a atividade presencial puderam passar, divididos em grupos, por seis estações, cada qual com uma temática. O circuito trouxe informações sobre pesquisas e novidades no setor. Foram apresentados os temas Gases de Efeito Estufa e Manejo de Cultura da Soja em Terras Baixas; Rizipiscicultura – que combina plantio de arroz e criação de peixes -; Regulagem de Máquinas Agrícolas; Manejo de Nematóides (praga) na Cultura da Soja; Manejo da Cultura da Soja e Reprodução de Bovinos de Leite.

De acordo com o diretor da Faem, professor Dirceu Agostinetto, o Dia de Campo traz temas que refletem a abrangência e diversidade dos 30 grupos de pesquisa da Faculdade. O evento ocorre duas vezes ano – no verão e no inverno -, e apresenta um rodízio de assuntos a cada edição. “A riqueza do Dia de Campo é que não falamos de uma coisa só. Cada Dia de Campo é único. Isso é importante para que os estudantes possam solidificar o conhecimento adquirido em sala de aula, vivenciando as atividades dos profissionais da Agronomia e Zootecnia”, disse.

A estudante Melissa Ximenes, 20 anos, natural de Araçariguama (SP), estava em seu primeiro Dia de Campo. Aluna do terceiro semestre, Melissa tinha tido apenas aulas on-line até agora. “É uma experiência incrível. Gostei muito”, contou a futura agrônoma, que já faz parte do Laboratório de Ecologia de Insetos. “Estou conhecendo tudo”, disse, animada.

Presente na abertura, a reitora Isabela Andrade falou da alegria do reencontro e da retomada das atividades presenciais. A gestora destacou o Dia de Campo como uma oportunidade para incrementar a formação dos estudantes e agradeceu o empenho da equipe de organização. “Todos ganham quando a gente tem uma experiência tão rica quanto essa. O espaço é de vocês. Desfrutem, curtam o dia e aproveitem bastante”, disse, salientando ainda a satisfação em ver a quantidade de mulheres presentes no evento. “Fico feliz em ver as gurias ocupando esse espaço, especialmente no mês e no contexto em que a gente vive. É importante que se retome a pauta de que lugar de mulher é onde ela quiser, e que incentivemos outras a seguir seus sonhos”, pontuou.

Depois das apresentações, os participantes foram recepcionados com água e frutas. Ao meio-dia, foi realizado almoço de confraternização no CTG do Centro Agropecuário da Palma.

O evento foi organizado por professores e estudantes do curso de Agronomia da UFPel e contou com a parceria das empresas Basf, Corteva e Agrisus (Apoio Diamante), Yara e SuperNPro (Apoio Prata).

Quem não participou poderá assistir às apresentações no canal Eventos Faem no YouTube.