Em novo ranking, UFPel aparece como a 29ª melhor universidade da América Latina

Ranking avalia critérios de impacto, transparência e excelência

A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) foi considerada a 29ª melhor universidade da América Latina no Webometrics Ranking of Universities. Esse novo ranking é uma iniciativa do Cybermetrics Lab, um grupo de pesquisa pertencente ao Conselho Superior de Pesquisas Científicas, vinculado ao Ministério da Educação da Espanha.

Para chegar à sua classificação o ranking utiliza indicadores de impacto (visibilidade do conteúdo), transparência (pesquisadores mais citados) e excelência (trabalhos mais citados).

Além de estar na posição 29 na América Latina, entre as universidades brasileiras a UFPel apareceu como a 18ª, e na posição 920 em nível mundial, dentre as 31 mil instituições de cerca de 200 países.

De acordo com o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Flávio F. Demarco, o ranking registra diversos aspectos da vida universitária, incluindo a qualidade de ensino, da extensão e principalmente da pesquisa. “O desempenho da UFPel cristaliza o destaque que nossa Instituição tem apresentado ao longo dos últimos anos, com crescente visibilidade internacional e melhoria da classificação em diversos rankings de avaliação”.