UFPel cresce no número de Bolsas de Pesquisa e Desenvolvimento

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) divulgou recentemente os resultados dos pedidos de bolsas de Produtividade em Pesquisa (PQ) e de Desenvolvimento Tecnológico (DT). Essas Bolsas são destinadas a pesquisadores que se destacam através da sua produção científica ou de suas atividades em inovação tecnológica. As bolsas são divididas entre nível 2, para os pesquisadores entrando no sistema e bolsistas nível 1 (D, C, B, A), relativos ao maior alcance da sua produção acadêmica. Considerando que ao longo dos últimos cinco anos não tem havido aumento do número de bolsas distribuídas, há uma competitividade muito grande na disputa pela entrada no sistema e para o crescimento entre os níveis.

Nesta última distribuição a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) teve um destaque significativo, com 54 bolsistas de PQ contemplados. No ano de 2020 a UFPel possuía 153 bolsas de PQ e 12 bolsas DT. Em 2021, passou a ter 158 bolsas PQ e 14 bolsas DT.

No edital de bolsas PQ 2021, 13 pesquisadores da UFPel subiram de nível, 26 renovaram suas bolsas e, ainda, 16 novos pesquisadores entraram no sistema.

Desde 2017 a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) tem organizado workshops prévios à submissão dos projetos, com o objetivo de trocar experiências para qualificar as propostas dos pesquisadores da UFPel. O coordenador de Pesquisa, Marcos Britto Correa, destaca que essa atividade tem tido grande adesão da comunidade acadêmica, colaborando na melhoria dos indicadores institucionais de bolsistas PQ e DT.

De acordo com o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPel, professor Flávio F. Demarco, isso demonstra o crescimento das atividades de pesquisa em todas as áreas, além de ser resultado da consolidação dos Programas de Pós-Graduação e resultante do significativo desenvolvimento das atividades de inovação na Universidade.

Bolsistas PQ – Produtividade em Pesquisa

Novos