UFPel tem fusão de cursos aprovada pela CAPES

A Universidade Federal de Pelotas (UFPel), conseguiu a aprovação inédita pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), vinculada ao Ministério da Educação, para realizar a fusão dos cursos de Biologia Animal e Entomologia, criando o Programa de Pós-Graduação de Biodiversidade Animal.

Neste sentido, o novo Programa será o único inserido na área de avaliação de Biodiversidade da UFPel e contempla duas linhas de pesquisa: “Diversidade e Evolução”, de caráter mais básico, e ‘Manejo e Conservação’ de cunho mais aplicado, as quais devem contribuir com o estudo e maior conhecimento da biodiversidade da fauna do Pampa, em um contexto local.

O professor do curso do Instituto de Biologia, Marco Gottschalk, explica que o Programa de Biodiversidade Animal, será o único da Universidade a formar profissionais qualificados para lidar com o estudo e o manejo da biodiversidade, estando relacionado a temáticas atuais. “A área é relevante para as próximas épocas, estando relacionada diretamente a questões ambientais, como enfrentamento de aquecimento global, manutenção de recursos naturais e combate ao desmatamento”, disse.

Ambos os cursos compartilhavam similaridades em linhas de pesquisa, objetivos, metodologias e técnicas de biologia animal, além de estarem sofrendo com cortes de recursos e diminuição de bolsas. Neste sentido, a união dos programas surgiu com a necessidade de consolidar uma base científica de corpo docente, aumentando a interdisciplinaridade do programa, melhorando aspectos relacionados estrutura e didática pedagógica.

Para o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPel, Flávio Fernando Demarco, a expectativa é que a Universidade possua agora um programa forte, consistente e com um campo de abrangência maior em sua área. “O processo de fusão não gerou perdas para o novo projeto, mas uma união de recursos e bolsas já existentes nos dois cursos anteriores”, disse.

Os alunos vinculados aos programas anteriores não serão prejudicados e poderão terminar seus estudos na estrutura anterior dos cursos que ingressaram.

Atualmente, o corpo docente da Universidade está trabalhando nas tramitações necessárias para o funcionamento do programa e a previsão de abertura de processo seletivo para ingressantes é o primeiro semestre de 2022.

O novo curso conta com um corpo docente qualificado, compreendendo profissionais do Instituto de Biologia e da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (FAEM) da UFPel, da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e EMBRAPA Clima Temperado. Com a fusão, a perspectiva é de consolidação e crescimento do Programa, contribuindo assim com o cenário altamente positivo da Pós-Graduação da UFPel.

Entenda como a iniciativa de fusão começou

As primeiras discussões sobre a possibilidade de fusão dos cursos de Biologia Animal e Entomologia, foram iniciadas no ano de 2019, em conjunto dos Colegiados de ambos os programas, tratando sobre a Portaria publicada pela CAPES regularizando o procedimento.

Na época, o Programa de Pós-Graduação em Entomologia, avaliou sua atual situação, considerando a atual escassez de recursos, a recente criação do curso em 2013 e o conceito 3 atribuído pela CAPES (avaliação periódica dos cursos de pós-graduação do país). Além disso, foram discutidas afinidades com outros programas, para hipótese da fusão, analisando o cenário institucional.

Ao final, foi decidida a ação de encaminhamento da fusão com o Programa de Pós-Graduação em Biologia Animal, criado em 2015 e com conceito 3 avaliado pela CAPES.

O coordenador de curso de Pós-Graduação em Entomologia, Marco Antonio Tonus Marinho, explica que a iniciativa submetida contou com o trabalho em conjunto de diversos docentes até alcançar sua versão final. “A proposta de fusão a ser encaminhada para a CAPES, foi construída pelo corpo docente de ambos os programas ao longo do ano de 2020”, disse.

Neste sentido, foi encaminhada à CAPES uma proposta de fusão, com um andamento lento devido à pandemia de Covid-19, tendo a sugestão submetida oficialmente no início de 2021 e definida a criação do novo programa em dezembro deste ano.