Visita ao CCMar e Cruzeiro do Saber marcam integração entre reitorias da UFPel e FURG

Separadas por apenas poucas dezenas de quilômetros, as reitorias das Universidades Federais de Pelotas (UFPel) e Rio Grande (FURG) realizaram, na última semana, um encontro para aproximarem-se ainda mais. Uma comitiva, incluindo a reitora Isabela Andrade e a vice-reitora Ursula Silva, rumou ao município vizinho para conhecer as instalações do Centro de Convívio dos Meninos do Mar (CCMar); seu retorno, vivenciando a vocação da instituição irmã, foi de barco: a travessia hidroviária foi realizada no barco-escola da FURG, inserido no projeto Cruzeiro do Saber.

Os gestores da UFPel foram recebidos pelo reitor da FURG, Danilo Giroldo, pelo vice-reitor Renato Dias, pelo diretor do Complexo de Museus, Lauro Barcellos, e pela diretora da Estação de Apoio Antártico, Cleuza Dias. Pela UFPel, estiveram presentes também os pró-reitores de Extensão e Cultura, Eraldo Pinheiro, de Assuntos Estuantis em exercício, Rosane Brandão e Administrativo, Ricardo Peter; o superintendente de Infraestrutura, Tiago Vahl; a coordenadora de Diversidade e Inclusão, Airi Sacco; a chefe da Seção de Mapeamento e Inventário em Extensão, Andrea Bachettini; e a docente do Instituto de Ciências Humanas Giovana Oliveira.

Em um primeiro momento, o foco foi a visita ao CCMar, com o objetivo de conhecer suas instalações e conceito. O local possui salas de aula, auditório, espaços administrativos e oficinas, além da horta urbana, oficina de construção e reparo de barcos e sala de construção e montagem de móveis. Uma das intenções da UFPel é adaptar o modelo e trazê-lo para o contexto de Pelotas. Para Giroldo, este é um projeto com grande potencial transformador da comunidade atendida: “É uma plataforma de interação com a sociedade, ancorado no reconhecimento dos seus problemas e suas demandas”.

Após a visita ao centro, o grupo embarcou em um dos barcos-escola do CCMar para realizar a travessia de Rio Grande a Pelotas através das águas da Lagoa dos Patos e do Canal São Gonçalo. A embarcação é utilizada para o projeto Cruzeiro do Saber. O vice-reitor lembra que mais um laço que une as Universidades é o fato de ambas serem banhadas pelas águas. O percurso hidroviário apresentou potencialidades da região e particularidades da fauna e da flora do local.

Aproximando as instituições

Para a reitora da UFPel, o momento de aproximação entre as universidades tem uma significativa importância. “Momentos como a visita ao CCMar, conhecer os projetos ali desenvolvidos, e ainda, fazer o retorno à Pelotas por meio do Cruzeiro do Saber, foram oportunidades fundamentais para que esse estreitamento de laços de fato ocorresse”, manifestou Isabela.

“Foi uma alegria receber a UFPel, uma vez que este é um caminho importante para a construção de projetos em conjunto e futuras parcerias”, pontuou o reitor Giroldo. De acordo com ele, oportunidades como essas abrem possibilidades de parcerias e desenham cenários para que isso possa acontecer o mais breve possível.

Com informações da Secom/FURG.