Hospital Escola inicia sua avaliação interna de qualidade

Começaram, na última semana, as avaliações internas da qualidade do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE UFPel), dentro do Programa de Gestão da Qualidade (PGQuali) da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), estatal que administra 40 hospitais universitários federais. Esta avaliação tem o intuito de averiguar o cumprimento dos requisitos que compõem o Manual de Diretrizes e Requisitos do Programa e Selo Ebserh de Qualidade.

O programa foi instituído pela Portaria-SEI nº 23/2018 e consiste em um sistema próprio de avaliação periódica que tem como objetivo promover a cultura de melhoria contínua dos serviços prestados à população brasileira pelos hospitais da Rede Ebserh nas áreas assistencial, de ensino, extensão, pesquisa e inovação em saúde. O Selo Ebserh de Qualidade (SEQuali), por sua vez, visa reconhecer formalmente os hospitais que atingirem padrões estabelecidos no sistema de avaliação.

A implantação do PGQuali na rede Ebserh faz parte do Plano Estratégico 2018-2023 da empresa, estando alinhado ao seu propósito de “Ensinar para transformar o cuidar” e à visão de ser referência nacional no ensino, extensão, pesquisa e inovação no campo da saúde, na assistência pública humanizada e de qualidade em média e alta complexidade, e na gestão hospitalar, atuando de forma integrada com a universidade e contribuindo para o desenvolvimento de políticas públicas de saúde.

Todas as unidades administrativas, assistenciais e de ensino serão visitadas por profissionais da instituição, que compõem a Comissão Interna da Avaliação da Qualidade, formados e capacitados junto à Ebserh Sede para desempenhar essa função. A partir dessa avaliação, será emitido relatório institucional que retratará o cenário institucional da qualidade no ensino, na assistência e na gestão.

De forma inovadora, essa avaliação será realizada a partir da análise de requisitos de processos de trabalho, calcados na metodologia rastreadora, que objetiva a avaliação de forma integrada entre todos os cenários de trabalho na tríade gestão, assistência e ensino. “Dessa forma, a partir da análise assistencial de pacientes específicos, serão avaliadas unidades que estão ligadas direta e indiretamente ao cuidado ofertado aos pacientes escolhidos para tal. Essa escolha ocorreu de forma direcionada a partir do perfil assistencial que objetivávamos alcançar e que conseguíssemos atingir todos os cenários gerenciais, assistenciais e de apoio”, explicou a chefe do Setor de Qualidade e Vigilância em Saúde, Susana Cecagno.

“Essa metodologia nos oportuniza visualizar a instituição de forma global e nos possibilita a análise de conformidades da instituição no seu todo, diferente da primeira realizada, que foi direcional por unidades de trabalho. Almejamos, com esse novo modelo de processo avaliativo, a implementação de ciclos de melhoria da qualidade que objetiva melhorar o ensino, a pesquisa, a extensão, a inovação e a assistência, além de auxiliar na empregabilidade de recursos de maneira mais eficiente, no gerenciamento com competência, transparência e agilidade e no fortalecimento da gestão baseada em processos”, completou ela.

Publicado em 08/12/2021, na categoria Notícias.
Marcado com as tags Hospital Escola.