Prefeitura apresenta Programa Bairro Empreendedor à UFPel

O Programa Bairro Empreendedor, capitaneado pela Prefeitura de Pelotas, foi apresentado na manhã desta sexta-feira (12) à Universidade Federal de Pelotas (UFPel). A reitora Isabela Andrade recebeu o secretário de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Pelotas, Gilmar Bazanella, que falou sobre a proposta e destacou a importância da participação e apoio da Universidade na iniciativa.

O Bairro Empreendedor é um programa criado para identificar, valorizar e estimular ações empreendedoras, tendo como parceiros os segmentos públicos, privados, academia e cada empreendedor da cidade, com um olhar especial para os bairros.

O programa busca fortalecer os núcleos industriais, comerciais e de serviços dos bairros através da descentralização de ações e está estruturado em quatro eixos de atuação: descentralização, rede empreendedora, qualificação e financeiro.

“O foco é mudar a vida das pessoas por meio do empreendedorismo”, resumiu o secretário. Segundo ele, a proposta é marcar presença dentro dos bairros, ouvindo os anseios da comunidade e criando ferramentas para que ela se desenvolva, não só na geração de emprego e renda, mas no entendimento global do empreendedorismo. O gestor salientou ainda as atividades iniciais do programa, que começam pela Colônia Z-3.

Na ocasião, Bazanella convidou a UFPel a unir-se ao Bairro Empreendor, com as diferentes expertises que possa agregar à proposta. “A gente quer contar com a Universidade, que é um dos entes com mais capacidade para fazer essa roda girar, pelo conhecimento técnico e infraestrutura”, disse.

A reitora destacou a natureza da iniciativa, cujo cerne está na escuta à comunidade. “Ouvir as pessoas envolvidas para considerar os aspectos a serem trabalhados é muito importante, para todo o contexto da cidade. A UFPel está de portas abertas para projetos que estão associados ao bem da nossa comunidade”, salientou.

De imediato já foram mencionadas no encontro algumas ações e estudos da Universidade que poderão somar forças com o programa, como o projeto de desenvolvimento Brasil-Uruguai, liderado pela Agência da Lagoa Mirim (ALM), pesquisas do curso de Direito abordando questões de cidadania, incubadoras sociais e um projeto no bairro Navegantes de estímulo ao empreendedorismo – que surgiu por meio do Fórum Social da UFPel. A Universidade colocou-se à disposição para contribuir com diversas outras iniciativas e somar forças no projeto.

Também participaram da reunião o superintendente de Inovação e Desenvolvimento Interinstitucional da UFPel, Vinícius Farias Campos; a coordenadora de Extensão e Desenvolvimento Social da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREC), Ana Carolina Oliveira Nogueira; o coordenador de Saúde e Educação da PREC, Gustavo Dias Ferreira; a coordenadora de Desenvolvimento do Plano Diretor da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento (Proplan), Cíntia Essinger; e o diretor executivo da SDET, Maurício Martins.