Início do conteúdo

Domingo (14) é dia da avaliação do Enade 2021

O Núcleo de Regulação de Cursos, da Superintendência de Gestão da Informação e Comunicação, informa que neste domingo (14), os alunos concluintes de diversos cursos da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) realizarão a prova do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade 2021).

A avaliação deste ano contemplará os cursos do chamado “Ano II”, abrangendo cursos de bacharelado nas áreas de conhecimento de Ciências Biológicas; Ciências Exatas e da Terra; Linguística, Letras e Artes; e áreas afins; cursos de licenciatura nas áreas de conhecimento de Ciências da Saúde; Ciências Humanas; Ciências Biológicas; Ciências Exatas e da Terra; Linguística, Letras e Artes; cursos de bacharelado nas áreas de conhecimento de Ciências Humanas e Ciências da Saúde, com cursos avaliados no âmbito das licenciaturas; e cursos Superiores de Tecnologia nas áreas de Controle e Processos Industriais, Informação e Comunicação, Infraestrutura e Produção Industrial.

A UFPel participará com 28 cursos e 3.036 estudantes inscritos, destes, 1.154 concluintes.

Foram inscritos na avaliação todos os alunos concluintes 2021/1 e 2021/2 dos cursos contemplados, além daqueles alunos que possuíam pelo menos 80% da carga horária mínima do curso até 29 de agosto de 2021; e os ingressantes 2020/2, 2021/1 e 2021/2 desses mesmos cursos. Atualmente, somente os alunos concluintes realizam a prova e respondem o cadastro e o questionário do estudante.

Locais de Prova
Os locais de prova do Enade 2021 já estão disponíveis no sistema Enade, e é responsabilidade do estudante a sua verificação. O cartão de confirmação de inscrição também está disponível no sistema Enade e deve ser impresso pelo aluno concluinte.

Antes de ter acesso ao local de provas, através deste link, o aluno concluinte inscrito deverá preencher cadastro de informações pessoais e responder ao questionário do estudante até o dia 13 de novembro. Todas essas ações são efetuadas diretamente no sistema Enade.

O não preenchimento do questionário e o não comparecimento à prova caracterizam irregularidade do aluno junto ao Enade, e o estudante NÃO PODERÁ COLAR GRAU.

Os locais de prova são distribuídos pelo INEP conforme a cidade sede dos cursos e município indicados pelas coordenações de curso durante o processo de inscrição dos estudantes, logo os alunos da Universidade realizaram provas em diversos prédios nas cidades de Pelotas, de Capão do Leão e várias outras espalhadas pelo país.

Prova
Os portões dos locais de prova serão abertos às 12h, horário de Brasília, do dia 14 de novembro, com fechamento às 13h. A prova terá início às 13h30min, após distribuição nominal dos cadernos de provas. A duração da prova é de quatro horas, terminando às 17h30min.

A organização da avaliação Enade e a distribuição e ensalamento dos estudantes inscritos nos locais de aplicação de prova são competência do INEP.

Este ano, as provas dos cursos com sede no município de Capão do Leão não serão no Campus da UFPel, como vinha ocorrendo em anos anteriores, mas em uma escola estadual localizada no centro desse município, conforme relatório de locais de prova do próprio sistema Enade.

Transporte
A UFPel disponibilizará transporte de apoio para os estudantes que farão a prova do Enade 2021 no município de Capão do Leão.

Serão disponibilizados dois ônibus, com duas viagens de ida ao município de Capão do Leão e duas de retorno à Pelotas.

Com as restrições impostas pela pandemia, os ônibus estão operando com a metade da capacidade nominal, conforme o protocolo de biossegurança. Logo, o aluno deve ficar atento aos horários disponíveis para ida e retorno dos ônibus para tranquilidade e disponibilidade de atendimento a todos os estudantes que necessitem do transporte de apoio.

Os ônibus sairão da parada do Campus II (Rua Almirante Barroso, 1.202) e retornaram ao mesmo local, após a prova, conforme dados abaixo:

IDA:
10:30 — 1ª saída do Campus II (Rua Almirante Barroso, 1.202) com destino à Escola Estadual de Ensino Médio Presidente Castelo Branco (R. Eduardo O. Sicca, 2.515 – Centro, Capão do Leão), com parada de embarque no Campus Saúde, na Avenida Duque de Caxias, 250 Fragata (FAMED).

11:30 — 2ª saída do Campus II (Rua Almirante Barroso, 1.202) com destino Escola Estadual de Ensino Médio Presidente Castelo Branco (R. Eduardo O. Sicca, 2.515 – Centro, Capão do Leão), com parada de embarque no Campus Saúde, na Avenida Duque de Caxias, 250 Fragata (FAMED).

RETORNO:
16:30 — 1ª Saída da Escola Estadual de Ensino Médio Presidente Castelo Branco (R. Eduardo O. Sicca, 2.515 – Centro, Capão do Leão) com destino ao Campus II (Rua Almirante Barroso, 1.202), com parada de desembarque no Campus Saúde, na Avenida Duque de Caxias, 250 Fragata (FAMED).

18:00 — 2ª saída da Escola Estadual de Ensino Médio Presidente Castelo Branco (R. Eduardo O. Sicca, 2.515 – Centro, Capão do Leão) com destino a Campus II (Rua Almirante Barroso, 1.202), com parada de desembarque no Campus Saúde, na Avenida Duque de Caxias, 250 Fragata (FAMED).

OBSERVAÇÃO: Será solicitada a identificação dos alunos para embarque nos ônibus, podendo ser apresentados a carteira da UFPel, digital ou impressa, ou atestado de matrícula.

Os protocolos de segurança que devem ser seguidos podem ser acessados na página do Núcleo de Transportes da UFPel, através deste link e também aqui.

Cursos Avaliados
Os cursos avaliados na edição deste ano são:
Artes Visuais – Licenciatura;
Ciência da Computação;
Ciências Biológicas – Bacharelado e Licenciatura;
Ciências Sociais – Bacharelado e Licenciatura;
Educação Física – Bacharelado e Licenciatura;
Filosofia – Bacharelado e Licenciatura – Presencial e EaD;
Física – Licenciatura;
Geografia – Bacharelado e Licenciatura;
História – Bacharelado e Licenciatura – Presencial e EaD;
Letras – Português;
Letras – Português e Espanhol;
Letras – Português e Inglês;
Matemática – Presencial e EaD;
Música – Licenciatura;
Pedagogia (vespertino e noturno);
Química – Bacharelado e Licenciatura.

Para saber se você foi inscrito, consulte o colegiado do seu curso.

Os resultados do processo avaliativo serão disponibilizados a partir de outubro de 2022.

 

Publicado em 10/11/2021, nas categorias Destaque, Informes Acadêmicos, Notícias.
Marcado com as tags ENADE, Núcleo de Regulação de Cursos.