UFPel tem 14 pesquisadores reconhecidos entre os mais influentes do mundo

Divulgada pela Universidade de Stanford, uma edição atualizada da lista dos 2% de pesquisadores com mais influência do mundo conta com 14 cientistas da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Foram divulgadas duas listas. A primeira, com os pesquisadores avaliados por seu impacto em toda a sua carreira e a segunda, referente às publicações no último ano. O destaque aos cientistas está relacionado ao impacto de suas produções acadêmicas, avaliado a partir das citações de seus artigos.

No primeiro levantamento, associado aos pesquisadores mais citados ao longo da sua carreira, a UFPel conta com sete pesquisadores incluídos. Destes, cinco estão vinculados à Faculdade de Medicina (FAMED), um à Escola Superior de Educação Física (ESEF) e um à Faculdade de Odontologia. Todos esses cientistas desempenham estudos na área da saúde, especificamente ligados à área de Saúde Pública, estando vinculados aos Programas de Pós-Graduação (PPG) em Epidemiologia, Educação Física e Odontologia da UFPel. São eles: César Victora, Aluísio Barros, Pedro Hallal, Joseph Murray, Ana Menezes, Bernardo Horta e Flávio Demarco.

Já na segunda lista, relacionada aos 2% de pesquisadores mais citados no último ano, dentre 7.658.440 pesquisadores do mundo, a UFPel tem 14 cientistas – incluídos aqueles já mencionados na primeira lista. Além desses primeiros, os pesquisadores que englobam essa segunda lista atuam em áreas de saúde, alimentos e química, destes pesquisadores oito estão vinculados à FAMED, dois à Odontologia, dois à Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (FAEM) e dois ao Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos (CCQFA). Os pesquisadores reconhecidos atuam nos Programas de Pós-Graduação em Epidemiologia, Odontologia, Educação Física, Ciência e Tecnologia de Alimentos (PPGCTA) e Química da UFPel. São eles: Suzete Chiviacowsky, Elessandra Zavareze, Álvaro Dias, Rafael Moraes, André Fajardo, Éder Lenardão e Fernando Hartwig.

Para o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPel, Flávio Fernando Demarco, esta inclusão demonstra o impacto da produção científica realizada pela Universidade na comunidade científica mundial, especialmente quando se considera a área de saúde.

O pesquisador do PPG em Epidemiologia e Educação Física, Pedro Hallal, explica ser um prazer possuir seu nome lembrado, principalmente por ser mais comum a inclusão de cientistas com uma idade mais avançada. “Esse reconhecimento reflete o bom trabalho que o nosso grupo vem fazendo na área de atividade física e saúde há muito tempo, e isso é um trabalho coletivo e não individual. Mas transparece também o desempenho dos trabalhos recentes que estamos fazendo nas pesquisas em Covid-19, que embora no Brasil, sejam motivo de muita discussão pela postura anti-ciência do governo, no contexto internacional as nossas pesquisas são das mais relevantes que existem sobre Covid-19 no mundo”, disse.

A cientista do PPG em Ciência e Tecnologia de Alimentos, Elessandra Zavareze (PPGCTA), destaca ser uma alegria possuir seu nome novamente na listagem dos 2% dos pesquisadores mais citados do mundo e diz que isso significa que os trabalhos desenvolvidos pelo PPGCTA, especificamente na área de biopolímeros e nanotecnologia em alimentos, estão tendo importância mundialmente. “Isso nos incentiva a nos empenhar cada vez mais em nossas pesquisas e sempre visando trazer melhorias na sociedade em geral. Quero agradecer a UFPel, aos órgãos de fomento e, principalmente, aos nossos orientados e colegas que compõem o grupo de pesquisa. E dizer que essa notícia foi, realmente, recebida com muita alegria e é motivo de comemoração”, finaliza.

Já o cientista do PPG em Epidemiologia, Fernando Hartwig, comenta que a profissão de pesquisador e professor é considerada importante, mas o reconhecimento dificilmente aparece de fato. Por isso, receber esse destaque é muito significativo. “Acredito que temos que receber esse tipo de notícia com alegria e gratidão, mas com uma certa cautela, entendendo que diferentes realidades estão sendo avaliadas, através dos mesmos critérios e questionar até que ponto isso fornece uma avaliação balanceada de todos os pesquisadores, em todos os países, nas diferentes áreas”, disse.

O pesquisador de PPG em Epidemiologia, César Victora, comenta estar feliz ao ver seu nome incluído na lista de pesquisadores reconhecidos pela Universidade de Starford, ao lado de vários outros colegas que trabalham também no PPG em Epidemiologia. “É com muita satisfação que eu vejo esse reconhecimento internacional pelo trabalho desenvolvido dentro da nossa UFPel”, disse.

Confira a listagem:

Os sete mais influentes ao longo da carreira:
César G. Victora
Aluísio J. D. Barros
Pedro C. Hallal
Joseph Murray
Ana M. B. Menezes
Bernardo L. Horta
Flávio F. Demarco

Os 14 mais influentes no último ano:
César G. Victora
Aluísio J. D. Barros