GEGRADI promove conversa “Por um fundamento erótico para a cibernética: desejo e cultura brasileira”

O Grupo de Estudos para o Ensino/Aprendizagem de Gráfica Digital da Universidade Federal de Pelotas (GEGRADI/UFPel) promove na quarta-feira (03) mais uma atividade do evento “GEGRADI conversa com”. O bate-papo será com José Cabral Filho, que falará sobre “Por um fundamento erótico para a cibernética: desejo e cultura brasileira”. O encontro será às 18h, no YouTube.

Cabral Filho possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (1987), mestrado em Architectural Studies – University of Sheffield (1993), doutorado em Architectural Studies – University of Sheffield (1996), pós-doutorado pela McGill University / Montreal (2005) e pós-doutorado pelo Royal College of Art / Londres (2011). Atualmente é professor titular da Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais, onde coordena o Lagear – Laboratório Gráfico para Experimentação Arquitetônica. É membro da ASC (American Association of Cybernetics), faz parte do corpo editorial de Chora: Intervals in the Philosophy of Architecture (Canadá) e é revisor do periódico Kybernetes (Inglaterra), entre outros. Tem atuado como consultor de instituições internacionais como a Microsoft Research Ltd (UK), SSHRC – Social Sciences and Humanities Research Council (Canada) e a NTNU – Norwegian University of Science and Technology (Noruega). Seu atual tema de pesquisa é o ‘design computacional’ (processos de projeto e fabricação digitais, computação material e computação física, arquitetura interativa, etc.), buscando aplicar a Cibernética de Segunda Ordem e os princípios do filósofo Vilém Flusser à produção de uma arquitetura adequada à realidade social brasileira. Saiba mais aqui.

Mais informações estão disponíveis na página do GEGRADI ou podem ser obtidas pelo e-mail gegradi@gmail.com.