Representantes do Iphan visitam reitoria e Grande Hotel

Um dos cartões-postais da cidade recebeu nesta terça-feira (26) a visita de representantes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Os profissionais estiveram no Grande Hotel, prédio da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) que passa por restauração. Antes disso, os convidados estiveram na reitoria da Universidade, ocasião em que conversaram sobre ajustes no projeto e o andamento da obra.

O diretor do Departamento de Projetos Especiais (DPE), Arlindo Lopes, a gestora de projetos Martha Xavier e a arquiteta Andressa Ferreira foram recebidos pela reitora Isabela Andrade e pelo pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento, Paulo Ferreira Júnior. Participaram do encontro, também, a coordenadora de Desenvolvimento do Plano Diretor, Cíntia Essinger, a arquiteta e fiscal da obra do Grande Hotel, Márcia Rotta, o coordenador de Obras e Projetos para Estrutura Física, Cleidi Pinto e o superintendente de Orçamento e Gestão de Recursos, Dênis Franco.

As obras no Grande Hotel começaram em 2019. Os recursos destinados pelo Iphan para o trabalho somam R$ 8,7 milhões. Desde que foi elaborado, o projeto precisou passar por adequações, como novas normativas relativas ao Plano de Prevenção Contra Incêndio (PPCI) e ajustes no projeto de climatização – visto que parte do material, importado, foi impactado pela alta do dólar. As alterações necessárias estão agora sob apreciação do Iphan. “São ajustes possíveis, sem perda da qualidade proposta”, explica a reitora.

No encontro, o pró-reitor destacou a importância do prédio no cenário e na história do município, e também seu papel futuro, o de Hotel Escola da UFPel. Depois de concluída a reforma no imóvel, o próximo grande desafio será equipar e organizar o espaço para que se torne referência para outras universidades federais. “Temos muitas expectativas para o futuro desse prédio, de fazer ensino, pesquisa e até extensão. Temos um apreço pelo projeto e ele será um prédio vivo, com o dia a dia de nossos alunos, professores e técnicos, sendo nosso Hotel Escola. É um desejo da comunidade há muito tempo”, sublinhou. Segundo o gestor, nos últimos anos a UFPel cresceu como comunidade, porém seu espaço disponível não acompanhou essa ampliação. “Cada espaço qualificado para nós é ‘ouro’, em função da nossa limitação. Temos uma luta diária para isso”, disse, salientando que a verba para investimento este ano foi de apenas R$ 2 milhões.

Além disso, destacou a reitora, o prédio terá um uso semelhante ao que era sua finalidade quando foi construído. “Esse espaço vai ser muito utilizado e nesse contexto de inserção da Universidade por toda a cidade, tem um papel muito bonito”, destaca.

O histórico imóvel, inaugurado em 1928, possui 4,3 mil metros quadrados, e, além da atividade acadêmica, terá capacidade para atender 56 hóspedes e oferecer serviços gastronômicos.

O prédio receberá intervenções tanto internas quanto externas. Pelo acesso principal, haverá a recepção do hotel, café e restaurante; já na área térrea acessível pela rua Anchieta ficarão áreas acadêmicas e administrativas do curso de Hotelaria. Nos segundo e terceiro pisos, ficarão os quartos; já no quarto, novos espaços acadêmicos, como salas de aula e laboratórios. Já o porão abrigará serviços do hotel e cozinha. No momento, cerca de 30% da obra já foi concluído. O prazo para finalização foi impactado em função da pandemia, mas a expectativa é de que o prédio esteja pronto até o final de 2022.