PPGBBio e PPGQ recebem renomados pesquisadores internacionais

Os Programas de Pós-Graduação em Bioquímica e Bioprospecção (PPGBBio) e Química (PPGQ) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) estão recebendo a visita dos pesquisadores Joanna Szpunar e Ryszard Lobinski, do The Institute of Analytical Sciences and Physico-Chemistry for Environment and Materials (IPREM), da Université de Pau et des Pays de l’Adour (UPPA). Nesta sexta-feira (29), a partir das 9h, ambos ministrarão palestras. A visita dos pesquisadores à UFPel envolve a parceria de grupos de pesquisa que participam do projeto CAPES-Print.

A pesquisadora Joanna Szpunar possui graduação pela Universidade de Tecnologia de Varsóvia, doutorado pela Universidade de Varsóvia (Polônia), e realizou dois pós-doutorados, na Universidade de Antuérpia (Bélgica) e na Universidade de Bordéus (França). Desde 1997 ela exerce atividades de pesquisa no French National Research Center – CNRS (Pau, França). A palestra proferida pela doutora Joanna na UFPel tem como título “Selenium supplementation: biotechnologies, markets and analytical chemistry”. Durante a palestra, vários estudos de caso envolvendo diferentes classes de suplementos de selênio serão discutidos.

O pesquisador Ryszard Lobinski possui graduação em Engenharia e doutorado pela Universidade de Tecnologia de Varsóvia, bem como realizou dois pós-doutorados, no Instituto de Espectroscopia e Espectrometria Aplicada (ISAS) em Dortmund (1990) e na Universidade de Antuérpia (UIA) (1991–1994), antes de ingressar no CNRS, em 1994. Atualmente, Ryszard é professor associado da Universidade de Tecnologia de Varsóvia. Foi professor visitante na GKSS (Geesthacht, Alemanha) e na Chuo University (Tóquio, Japão) e é membro associado da Sechenov Moscow State Medical University (Moscou, Rússia).

A palestra proferida pelo doutor Ryszard na UFPel tem como título “Trace metals in biology: isotopes, species and images”. A palestra tem como objetivo discutir o desenvolvimento de métodos analíticos para abordar, de forma abrangente, o status de metais traço em um organismo biológico (metalômica). Será dada especial atenção às abordagens globais destinadas à análise simultânea de especiação abrangente de um ou vários elementos, especialmente no contexto dos avanços recentes na espectrometria de massa por electrospray de alta resolução (Transformada de Fourier).

Para acessar a palestra, inscreva-se neste link. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail instappgbbio@gmail.com.