Reitoria realiza reunião com a ADUFPel sobre os próximos Calendários Acadêmicos

A reitoria da UFPel reuniu-se, na tarde desta terça-feira (19), com a diretoria da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas (ADUFPel) para dialogar sobre os próximos calendários acadêmicos. A reunião foi a convite da Pró-Reitoria de Ensino (PRE) e contou com a presença da reitora Isabela Andrade, da vice-reitora Ursula Rosa da Silva, além de pró-reitores e coordenações da PRE.

A pró-reitora de Ensino, Maria de Fátima Cóssio, iniciou a reunião destacando alguns pontos considerados importantes para o debate sobre os calendários. O primeiro ponto foi com relação à questão de as instituições educacionais terem autorização legal para a flexibilização dos dias letivos e para a oferta de ensino remoto somente para o ano letivo de 2021, de acordo com a  Lei nº 14.218, de 13 de outubro de 2021, o que significa que a partir do calendário acadêmico de 2022 as atividades terão de ser presenciais e com o total de 200 dias letivos ao ano.

O segundo aspecto se referiu à necessidade de regularização do calendário letivo em relação ao calendário civil. Este descompasso tem gerado, entre outras consequências, um semestre de espera de alunos que ingressaram pelo SISU e pelo PAVE;  a dificuldade de os alunos concluintes participarem do ENADE, considerando o período de realização das avaliações externas e o período em que se encontram no curso, embora sejam considerados concluintes;  a regularização da oferta de vagas de cursos que solicitaram redução temporária de ingressantes, a fim de atender as demandas reprimidas.

E, por fim, o terceiro ponto foi referente aos represamentos. A pró-reitora salientou que não há intenção de culpabilizar alguém. “Se há um culpado, é a situação pandêmica”, disse. No entanto, Fátima destacou que a Universidade tem um compromisso social com os alunos que ingressam com a expectativa de avançar nos seus percursos formativos. Neste sentido, a PRE tem solicitado aos colegiados que façam seus planejamentos visando atender aos componentes que não foram ofertados desde 2020, com maior ênfase aos componentes práticos.

Quanto à sugestão contida no documento aprovado em assembleia da categoria realizada em 14 de outubro, de validação do calendário alternativo como semestre regular de formação, em substituição às projeções apresentadas pela PRE de dois calendários e meio ao ano, foram levantadas algumas considerações por parte da gestão: Como será realizada a oferta dos componentes curriculares obrigatórios aos alunos ingressantes pelo SISU e pelo PAVE? Como será a oferta de disciplinas referentes ao semestre par, no caso de o calendário alternativo ser validado para 2021/2? Tais questões serão analisadas pela ADUFPel, visando apresentar sugestões.

Foi questionado o formato de participação apresentado pela PRE, por meio de formulário a ser preenchido pela direção de cada unidade acadêmica. O que ficou evidenciado é que este é mais um dos instrumentos de participação, além das conversas realizadas com as entidades, constituindo-se em um momento em que as unidades poderão abrir o diálogo com os segmentos da comunidade, com vistas a buscar contribuições que depois de recebidas pela PRE, farão parte da proposta de calendário e de Parecer Normativo a ser submetido ao debate público.

A reunião foi avaliada pelos participantes como um momento importante de aprofundamento do diálogo na construção coletiva dos processos acadêmicos na Universidade.