Revista Cultural traz múltiplas artes para a programação da SIIEPE

A 7ª Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão inicia na segunda-feira (18) e contará com dezenas de atividades, apresentações, conferências e palestras. Neste ano, o evento será, tal como no ano passado, totalmente online, com transmissões por meio do Facebook e do Youtube, nos perfis oficiais da UFPEL.  O encontro congrega o 5º Congresso de Inovação Tecnológica (CIT), o 7º Congresso de Ensino de Graduação (CEG), o 8º Congresso de Extensão e Cultura (CEC), o 23º Encontro de Pós-Graduação (ENPOS) e o 30º Congresso de Iniciação Científica (CIC).

Dentre as atividades, a Revista Cultural terá sua segunda edição nesta SIIEPE. Inaugurada em 2020, a proposta foi idealizada para proporcionar um momento de aprendizagem, reflexão crítica e produção de conhecimento artístico dentro da programação do evento. “É importante valorizar esse espaço de apresentação da produção acadêmico-artístico”, compartilha Eleonora Campos da Motta Santos, coordenadora de Arte, Cultura e Patrimônio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPEL.

Fazendo jus ao nome de revista, o projeto expõe variados pontos de vista artísticos e busca construir conhecimento acerca da arte e pela arte, de modo a oportunizar visibilidade aos trabalho de alunos de graduação e pós-graduação do Centro de Artes da UFPel, passando pela dança, música, teatro, poesia, design, artes visuais, cinema. “É uma forma de criar um espaço dentro da programação do evento para apresentar a variedade de produção no campo das artes num formato estético, diferentemente das apresentações orais que acontecem no evento”, complementa Eleonora.

A coordenadora lembra que, antes da pandemia, havia apresentações presenciais dos projetos artísticos e culturais, que proporcionavam, além do espaço aos artistas, um período para que os alunos desopilassem e aproveitassem para contemplar às apresentações. “As apresentações rompem a lógica tradicional do discurso falado, oferecendo um momento de afetação da sensibilidade de quem assiste”, afirma.

O primeiro dia de apresentações será na terça-feira (19), às 18h, com o título de “Múltiplas Poéticas”. “Será um momento de fruição artística no qual quem estiver assistindo vai perceber a dimensão das diferentes estéticas e poéticas do campo das artes”, segundo ela.

Na quarta-feira (20), às 18h, será a vez do “Múltiplos Dizeres”. “Buscamos reunir aqueles trabalhos que, de alguma forma, têm uma discursividade com objetivo mais comunicativo; poéticos, mas também com objetivo de comunicar características do projeto ou tema que estão abordando”, explica Eleonora.

Já no terceiro dia, quinta-feira (21), às 18h, haverá o “Múltiplas Mulheres Compositoras”. “Um recital inteiro que apresenta, por meio do canto, uma sequência de obras compostas por mulheres. O foco é apresentar composições feitas por mulheres, em busca de maior visibilidade”, revela.

As aberturas das transmissões contarão com uma animação acessível, produzida pelos alunos do curso de Cinema da UFPel. Com todas as ferramentas de acessibilidade audiovisual inclusas, a animação busca refletir sobre a acessibilidade na produção audiovisual. “Queremos indicar a importância dos aspectos de sensibilidade, desde o início da produção artística.”, elucida Eleonora.

“A expectativa é que a Revista Cultura seja um espaço que, mais uma vez, mostre o quanto a produção de conhecimento em arte, cultura e patrimônio acontece na UFPEL com características muito próprias”, pontua.

CRONOGRAMA:

TERÇA, 19/10 – 18h
Revista Cultural “Múltiplas Poéticas”

QUARTA, 20/10 – 18h
Revista Cultural “Múltiplos Dizeres”

QUINTA, 21/10 – 18h
Revista Cultural “Múltiplas Mulheres Compositoras”

Todos os detalhes da programação podem ser vistos no anexo: Programação – Revista Cultural – SIIEPE 2021

A programação completa da 7ª SIIEPE pode ser acessada por meio deste link.