Início do conteúdo

CuidATIVA marca o Dia Mundial dos Cuidados Paliativos com atividades

O Centro Regional de Cuidados Paliativos (CuidATIVA-Famed) da UFPel, juntamente com o Instituto Cuidativo, promovem diversas atividades para marcar o Dia Mundial dos Cuidados Paliativos. O evento ocorre entre os dias 6 e 8 de outubro e conta com atividades voltadas para os pacientes, profissionais e voluntários da CuidAtiva, além de lives que serão transmitidas pelo Youtube e abertas ao público em geral.

O Dia Mundial dos Cuidados Paliativos é comemorado sempre no segundo sábado de outubro e em cada ano um tema é selecionado para discussão. Em 2021, o tema é “Não deixe ninguém para trás” – Equidade no Acesso aos Cuidados Paliativos, trazendo para o debate a importância dos cuidados paliativos para melhorar a qualidade de vida das pessoas que apresentam doenças que ameaçam a vida, além da sensibilização da comunidade e das autoridades para a necessidade de criação de políticas públicas que ampliem o acesso das pessoas aos cuidados paliativos.

De acordo com a coordenadora da CuidATIVA, Julieta Carriconde Fripp, o Rio Grande do Sul é um dos dois estados do Brasil que aprovaram leis instituindo os cuidados paliativos no SUS. “Queremos fazer valer a nossa lei, para que ela possa trazer mais financiamentos e ampliar o acesso para pessoas com doenças que ameaçam a vida”, destacou. O assunto será abordado na live “Não deixe ninguém para trás” – Equidade no acesso aos Cuidados Paliativos que ocorrerá no dia 7 de outubro, às 19h e será transmitida pelo canal do YouTube do Hospital Premier.

Outro destaque da programação é o anúncio do curso de Qualificação em Cuidados Paliativos Para a Atenção Primaria à Saúde em Pelotas, que tem por objetivo sensibilizar os gestores sobre a importância de levar os cuidados paliativos para a atenção básica.

Já a live Boteco do CHA “Arquitetura do Hospice”, que será transmitida no dia 6 de outubro, às 16h, poderá ser assistida pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=SK0vax5Pv6U.