Pibid promove Mostra de Vídeos das Escolas Parceiras

Nos dias 30 e 31 de agosto, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da Universidade Federal de Pelotas (Pibid-UFPel), realizará uma Mostra de Vídeos das Escolas Parceiras. A transmissão será ao vivo nos canais oficiais da UFPel no Facebook e no YouTube.

O Pibid é um programa da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC), que visa proporcionar aos estudantes dos cursos de licenciatura sua inserção no cotidiano das escolas públicas de educação básica, para contribuir na valorização do magistério e no incentivo à profissão docente.

O Pibid-UFPel conta com a parceria de 23 escolas públicas do município de Pelotas, sendo 15 municipais e oito estaduais. O projeto institucional está organizado em 15 Núcleos: Artes Visuais, Biologia, Dança/Teatro (interdisciplinar), Educação Física, Física/Química (interdisciplinar), Geografia, História, Língua Inglesa, Língua Portuguesa, Matemática Ensino Fundamental, Matemática Ensino Médio, Música, Pedagogia – Alfabetização: Educação Infantil, Pedagogia-Alfabetização: Alfabetização em ensino de Ciências e Matemática, Sociologia/Filosofia (interdisciplinar). São 288 bolsistas de iniciação à docência, 72 voluntários de iniciação à docência, 36 supervisores/as, 12 coordenadores/as de área bolsistas, cinco coordenadores/as de área voluntários e uma coordenadora institucional.

A Mostra pretende reforçar a necessária relação universidade-escola básica na formação de professores, tendo a escola pública como um importante espaço formativo, na qual os princípios e as teorias presentes nos cursos de licenciatura são articulados com as práticas vivenciadas pelos supervisores/as, considerados como co-formadores/as neste processo.

Os vídeos foram elaborados pelos Núcleos, com objetivo de apresentar o contexto de cada uma das escolas nas quais atuam; conhecer os sujeitos envolvidos no projeto, coordenadores/as, supervisores/as, alunos/as de iniciação à docência; socializar as ações de iniciação à docência já desenvolvidas e os planejamentos previstos.

A comunidade acadêmica e as redes de ensino de Pelotas são convidadas a prestigiarem o evento.