Boletim Meteorológico aponta temperaturas em elevação e chuva abaixo da média

O Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas (CPMet) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) lançou mais um boletim especial semanal de previsão meteorológica. A análise apresentada nesta segunda (02) indica que a semana terá temperaturas em elevação e chuva abaixo da média.

De acordo com o boletim, a primeira semana de agosto será de temperatura em elevação, com temperaturas mínimas próximas a 5˚C na terça-feira elevando-se para valores acima de 10˚C ao longo da semana. As máximas ultrapassarão o patamar de 20˚C na maioria das regiões do Rio Grande do Sul, chegando aos 25/27˚C no final de semana.

De acordo com o CPMet, o mês de julho fechou com acumulado de 70mm na estação do convênio Embrapa/INMET/UFPel no Capão do Leão, bem abaixo da média de 125mm. Portanto, já é o quarto mês consecutivo com chuvas muito abaixo da média, indicando a tendência das previsões de que seria um inverno seco e frio.

Há chance de chuva entre o domingo e segunda-feira devido à incursão de uma frente fria. Porém, o acompanhamento de curto prazo deve avaliar a efetividade e distribuição das precipitações.
A tendência para a segunda semana de agosto é da entrada de uma frente fria pelo RS com possibilidade de chuva de forma irregular. Não há previsão de declínio significativo nas temperaturas.

Previsões e análises

O boletim tem, ainda, a previsão climática para o trimestre agosto-setembro-outubro, que é de chuvas abaixo da média.

O conteúdo do boletim foi elaborado de forma colaborativa entre a equipe do CPMet, PET Meteorologia, alunos e professores de graduação e pós-graduação da Faculdade de Meteorologia da UFPel.