Casa do Estudante tem contrato renovado até 2025

Foi assinado nesta quinta-feira (29) pela reitora Isabela Andrade o termo aditivo do contrato de aluguel do Condomínio Estudantil Universitário da Universidade Federal de Pelotas. A renovação estende até janeiro de 2025 a locação do edifício que abriga a Casa do Estudante.

A edificação, localizada na esquina das ruas Três de Maio e Barão de Santa Tecla, está abrigando estudantes da UFPel desde o mês de novembro de 2017. Com 60 unidades habitacionais, o condomínio tem a capacidade de receber 300 moradores. Tem a possibilidade de habitar o local estudantes de graduação e pós-graduação, apesar de a prioridade ser dos primeiros.

Atualmente, devido à pandemia, são 75 os habitantes da Casa do Estudante, mas estão reservadas vagas para quando houver o retorno presencial, já com os novos deferimentos, para 252 alunos. Além disso, há espaço para 18 intercambistas, que estão sob gestão da Coordenação de Relações Internacionais.

Depois de um esforço de negociação, o valor mensal do período compreendido pelo aditivo recebeu uma redução de 25% daquele pago anteriormente, chegando à casa dos R$ 101.670,00.

A reitora da Universidade destacou a importância da assinatura desse documento, tendo em vista que está relacionado a garantia de moradia estudantil para 300 pessoas. Também a pró-reitora de Assuntos Estudantis, Fabiane Tejada, comemora a renovação, pois a qualificação da moradia estudantil traz um grande ganho para a assistência aos estudantes que mais precisam: “Se eles não encontram o acolhimento, talvez não consigam permanecer na universidade pública para sua formação superior”.