Com protocolo sanitário, UFPel aplica prova do PAVE – Veja o gabarito

Neste domingo (4), a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) aplicou a prova da etapa 3 do Programa de Avaliação da Vida Escolar (Pave) – Edição 2020. O processo seriado que o estudante faz ao longo do Ensino Médio teve 1398 inscritos, concorrendo a 1023 vagas e foi o primeiro grande evento presencial da UFPel durante a pandemia da COVID-19, necessitando de um protocolo sanitário para garantir a segurança dos estudantes e trabalhadores.

Ao todo, compareceram nos locais de prova 1044 estudantes do terceiro ano do Ensino Médio, representando uma abstenção de 25,3%. Os candidatos realizaram duas provas, uma objetiva, com 31 questões e uma redação com o tema “Como praticar o antirracismo no Brasil contemporâneo?”.

O gabarito e o caderno de questões estão disponíveis no site do PAVE e os candidatos devem ficar atentos ao site a partir do dia 21 de julho, possível data de publicação dos resultados. As aulas iniciam no dia 9 de agosto.

Veja os cadernos de provas e gabaritos em: https://wp.ufpel.edu.br/pave/edicao-atual/.

Protocolo de Biossegurança

A prova que estava marcada para o dia 13 de junho, foi adiada para o dia 4 de julho por orientação do Comitê Interno para Acompanhamento da Evolução da Pandemia da Covid-19 (Comitê UFPel Covid-19), tendo em vista o agravamento da pandemia naquele período e a necessidade de qualificação do Protocolo Sanitário. De acordo com o chefe do Núcleo de Processos Seletivos da Coordenação de Registros Acadêmicos, Francisco Kieling, o auxílio do Comitê foi importante para garantir a segurança dos candidatos e trabalhadores. “Eles auxiliaram em todo o processo, contribuindo para a qualificação do protocolo sanitário que viabilizou a realização de uma prova segura e tranquila para os candidatos presentes”, afirmou.

De acordo com Kieling, o protocolo sanitário previu a distância de 1,5m entre as classes, a abertura de todas as janelas e portas durante todo o período de realização que garantiu a ventilação natural, a disponibilização de álcool gel em todas as salas, o reforço das equipes de limpeza em todos os prédios e o uso obrigatório de máscaras do tipo PFF2/N95 por todos os presentes. A organização da prova disponibilizou máscaras para todos que chegaram aos prédios com máscaras diferentes das indicadas.

O distanciamento mínimo exigiu o uso do triplo de salas que seriam necessárias numa etapa normal e um número maior de servidores para atender os candidatos e prédios, sendo necessária a ampliação do trabalho da Coordenação de Apoio de Pessoal, da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas. Foram utilizados cinco prédios para a realização das provas: Campus Anglo, Instituto de Ciências Humanas, Campus II, IFSul e Colégio Pelotense e mais de 400 trabalhadores estiveram envolvidos no processo seletivo nas funções de coordenação, fiscalização, assessoria, segurança e limpeza.

Além disso, outros cuidados estão sendo tomados para resguardar a segurança das equipes que realizarão o processamento dos cartões resposta e a correção das redações, como o isolamento das provas até a quarta-feira (7), com o objetivo de inativar qualquer resquício do vírus da COVID-19.