Novo Mutirão de Vacinação da Influenza do Instituto Butantan ocorre neste sábado

Ocorre neste sábado (03), das 8h às 16h, nova edição do mutirão de atendimento do estudo clínico da vacina contra a Influenza desenvolvido pelo Instituto Butantan, que está sendo aplicado no Centro de Pesquisas Clínicas do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE UFPel). Poderão participar crianças de 3 a 8 anos que nunca tenham se vacinado contra a gripe, crianças e jovens de 9 a 17 anos que não tenham se vacinado contra a gripe em 2020 e 2021, adultos de 18 a 59 anos e idosos acima de 60 anos, que não tenham se vacinado contra a gripe em 2021.

A pesquisa está sendo feita para avaliar a imunogenicidade (eficácia) e a segurança de uma nova vacina tetravalente contra o vírus da influenza (gripe). O imunizante inclui quatro cepas do vírus Influenza, sendo duas da linhagem A (H3N2 e H1N1) e outras duas da B (B Victoria e B Yamagata). Participarão do estudo 6,5 mil pessoas em 11 centros de pesquisa nas cidades de Ribeirão Preto, São Paulo, Serrana, São José do Rio Preto e São Caetano do Sul (estado de São Paulo), Belo Horizonte (Minas Gerais), Porto Alegre e Pelotas (Rio Grande do Sul), Fortaleza (Ceará), Recife (Pernambuco) e Laranjeiras (Sergipe).

O objetivo do estudo é ampliar o espectro das vacinas da gripe e a sua proteção, especialmente nas populações que correm risco de agravamento no quadro da doença. Conforme a pesquisadora responsável no HE, a médica infectologista Danise Senna Oliveira, todos participantes serão vacinados, alguns com a tetravalente e outros com a trivalente, conforme os protocolos do ensaio.

Os interessados em participar do ensaio clínico devem agendar sua avaliação pelo telefone (53) 3284-4981 e devem comparecer portando documento com foto. Menores de idade devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis. O Centro de Pesquisas Clínicas fica localizado no Bloco 3 do Hospital Escola, localizado na rua Almirante Guilhobel, 221 (próximo à rodoviária).

Publicado em 01/07/2021, nas categorias Destaque, Notícias.
Marcado com as tags EBSERH, Hospital, Hospital Escola, vacina, Vacinação, vacinas.