Início do conteúdo

Professores lançam livro sobre Arroz: Tecnologia, processos e usos

Professores da UFPel lançam livro sobre Arroz: Tecnologia, processos e usos. A obra, em seus treze capítulos, assinados por pesquisadores, expõe as possibilidades do arroz, abrangendo aspectos da qualidade do grão, do engenho ao prato, com foco na pós-colheita e na industrialização. São abordados, principalmente, o arroz branco e o parboilizado, tanto polido como integral, com destaque para casca, farelo e quireras, bem como seus inúmeros derivados e usos.

Os autores dão destaque para o arroz na segurança alimentar, visando a saúde e o bem-estar, e apresentam recentes avanços de pesquisa alcançados por eles e pela pesquisa mundial. Esta obra é uma referência teórica para profissionais, estudantes e pesquisadores das áreas de alimentos, agronomia, engenharias e química e oferece conhecimentos científicos e tecnológicos importantes e atualizados sobre esse nobre cereal que é o arroz.

O professor da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (Faem) da UFPel Maurício de Oliveira, organizador da obra, relata que muito dos avanços científicos e tecnológicos abordados foram desenvolvidos ao longo da história do LABGRÃOS – Laboratório do Pós-Colheita, Industrialização e Qualidade de Grãos e do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos da UFPel. Mais informações podem ser obtidas pelo endereço https://www.blucher.com.br/livro/detalhes/arroz-1778 .