Início do conteúdo

Editora e Livraria UFPel convida para lançamento do livro “Glosario de Patalogías Sociales”

Na próxima quinta-feira (24), às 11h, a Editora e Livraria da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) realiza o lançamento da primeira edição do livro Glosario de Patalogías Sociales, organizado por Jovino Pizzi e Maximiliano Sérgio Cenci, em reunião virtual com o grupo de autores do Seminário Avanzado II, por meio do link https://webconf.ufpel.edu.br/b/jov-qp3-2jz.

A iniciativa do livro surgiu em 2019, idealizada pelo Projeto de Cooperação Internacional “Observatório Global de Patologias Sociais”, ligado ao Programa Institucional de Internacionalização – CAPES – PrInt da UFPel e conta com o trabalho de 22 autores, entre professores e pesquisadores de sete países diferentes, das áreas da Saúde, Ciências Sociais, Filosofia e entre outras áreas. Aos interessados, o glossário encontra-se disponível para download gratuito no Repositório Institucional da UFPel em: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7723

A obra apresenta a reunião de determinadas categorias associadas às patologias sociais e conta com a contribuição de pesquisadores da América Latina, dos Estados Unidos e da Europa, que focaram a elaboração do tema em dois segmentos. Neste sentido, a primeira linha de pesquisa buscou descrever as patologias sociais que afetam a convivência social e a segundo abordar as concepções de anomia, normalidade e anormalidade, criando uma relação com os comportamentos que dificultam a convivência social.

O professor do curso de Filosofia da UFPel e um dos autores do glossário, Jovino Pizzi, destaca que o livro é uma proposta nova e que a união entre diversas áreas foi essencial para o processo de construção. “Não se trata de uma adaptação ou realinhamento de projetos de pesquisa já existentes. Ou seja, essa foi uma proposta completamente inédita que nasceu a partir das discussões de elaboração do projeto de internacionalização da UFPel (Capes/Print). Por isso, a aproximação de pesquisadores foi um processo que também exigiu vínculos que antes não existiam”, explicou.

Para mais informações e novidades da Editoria e Livraria da UFPel, acompanhe as redes sociais da Editora  e Livraria da UFPel:

https://www.instagram.com/editoraufpel/

https://www.facebook.com/livrariaufpel/

Publicado em 22/06/2021, nas categorias Agenda, Destaque, Eventos Acadêmicos, Notícias.
Marcado com as tags Convite, Editora da UFPel, Lançamento, Livro.