Nota de Pesar – Professor Elmar Wagner

A UFPel e as Faculdades de Agronomia Eliseu Maciel (Faem) e de Engenharia Agrícola comunicam, com pesar, o falecimento do seu ex-professor Elmar Wagner, ocorrido em Brasília, onde residia.  Com atuações destacadas na Faem, no curso de Engenharia Agrícola, na Embrapa e na FAO (órgão da ONU para a Alimentação), o docente e pesquisador foi um dos responsáveis pela criação do curso de Engenharia Agrícola na UFPel.

Nascido no 8º Distrito do Município de Pelotas, hoje município de Morro Redondo, em 18 de abril de 1937, era Engenheiro Agrônomo, M. SC. em Hidrologia, Magna Cum Laude em SSARR. Após seis anos de trabalho na iniciativa privada, 14 anos na Universidade Federal de Pelotas (nove como professor de Hidráulica e de Construções Rurais), coordenou a criação do 1º Curso de Engenharia Agrícola no país (1972), e atuou 16 anos (1974 -1989), empregado da EMBRAPA, período em que foi Chefe Técnico do Centro de Pesquisa de Arroz e Feijão (CNPAF), Chefe Geral do Centro de Pesquisa Agropecuária dos Cerrados (CPAC) e Chefe do Departamento Técnico Cientifico, sendo cedido ao Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), período 8/1984 a 5/1986, e ao Programa Nacional de Irrigação (PRONI/PR), de 9/1986 a 2/1988.

Aposentou-se, atuou três anos (1989-1992) como funcionário das Nações Unidas na FAO, em Roma/Itália, Diretor dos Serviços Crop and Grassland e Seeds and Plant Genetic Resources, de retorno ao Brasil foi Diretor Técnico da Fundação de Apoio a Recursos Genéticos e Biotecnologia “Dalmo C. Giacometti” (7/1993 a 10/1996).

Presidente do Conselho Curador da Fundação Franco Brasileira de Pesquisa e Desenvolvimento (FUBRAS). Vice-Presidente do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Econômico e Social (IBDES). Vice-Presidente da Associação Brasileira de Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (ABRASCIP). Vice-Presidente da Caixa de Assistência as Profissões (CAP) e Presidente da Associação de Aquicultores e Pescadores Artesanais da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno – HAJAPEIXE RIDE/DF.

Era consultor independente, Presidente do Consórcio Brasil-África para o Desenvolvimento Econômico e Social (ABADES), Presidente do Consórcio Brasil-África para o Desenvolvimento Econômico e Social, agricultor/piscicultor, e Diretor de Aquicultura da Federação Candanga de Pesca Esportiva, Turística e Ambiental (FCPE).

No final dos anos 1970 foi o Diretor da Sociedade Brasileira de Engenharia Agrícola (SBEA), ocasião em que realizou o Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola, em Brasília/DF, com Anais publicados em três volumes com mais de 1700 páginas de trabalhos apresentados. Foi Membro da Junta Directiva do Centro Internacional de Agricultura Tropical (CIAT), por seis anos em Cali/Colômbia, e membro do Board of Trustees do programa Internacional Colaborativo em Solos Tropicais (TROPSOILS), por cinco anos, liberado pela Universidade da Carolina do Norte, Raleigh/USA, e com participações das Universidades de Cornell, Texas A&M, Hawaii, do CPAC da Embrapa e alguns poucos países da Região Tropical.

Desde março de 1993, atuou em 48 contratos de consultoria, com o Banco Mundial (10); com o IICA(11); PNUD(1); FAO(1); MMA(1); Empresas de Consultoria ECOPLAN, MAGNA, ALTRAN/TCBR, HABEAS DATA, MRS Estudos Ambientais(9); Fundações FGV, Arthur Barnardes e FUBRA (5); CODEVASP (3), IBDES (3) e com as Fazendas Primavera, São José e Santa Rosa, no Município de Peixe/TO, em projetos de eucaliptos e de seringueiras irrigadas, de fevereiro de 2011 até novembro 2016. De novembro de 2015 a março 2017, atuou como consultor contratado pela RURAL Prosper Ltda e Magna Engenharia Ltda. na preparação do Plano Diretor para a Agricultura Irrigada no Distrito Federal e Entorno. Nos últimos cinco anos, foi consultor de projetos em Angola.

Depois de completar 80 anos de idade, dedicou-se a duas ações do seu interesse  pessoal e profissional, a criação de um blog sobre Agricultura Irrigada; e a proposta para a realização do 1º Fórum Mundial da Agricultura Tropical – FMAT.

Clique aqui para acessar texto sobre a criação do Curso de Engenharia Agrícola da UFPel, de autoria do professor Elmar Wagner.

Publicado em 16/06/2021, na categoria Notícias.
Marcado com as tags Agronomia, Comunidade, Docentes, Engenharia Agrícola, Engenharias, FAEM, Nota de Pesar.