Pós-doutorando da Enfermagem selecionado para assessoria internacional

O pós-doutorando Marcos Aurélio Matos Lemões, vinculado ao Programa de Pós-graduação em Enfermagem da UFPel, foi selecionado para assessoria Técnica internacional com o Projeto EUROSociAL+ para Mobilidade de pacientes e cooperação transfronteiriça no âmbito do MERCOSUL.
A primeira assessoria técnica internacional é encomenda do Instituto Social do MERCOSUL, com sede na cidade de Assunción -Paraguay, e tem como parceiros o Programa EuroSocial+ e a Fundação Internacional e Para Iberoamericana de Administração e Políticas Públicas- (FIIAPP) Espanha.
O Instituto Social do MERCOSUL (ISM) é um órgão técnico de pesquisa no campo das políticas sociais do MERCOSUL. Foi criado no âmbito da Reunião de Ministros e Autoridades de Desenvolvimento Social do MERCOSUL (RMADS), sendo criado pela Decisão do Conselho do Mercado Comum no 03/2007. O principal objetivo do ISM é que a dimensão social da integração se torne realidade em todos os cidadãos do bloco, promovendo e gerando ações que tornam essa região um espaço mais inclusivo, com equidade e igualdade. O instituto realiza diferentes ações com pilar na integração transfronteiriça.
O EUROSociAL+ é um programa de cooperação entre a União Europeia e a América Latina que contribui para reduzir as desigualdades, melhorar os níveis de coesão social e fortalecimento institucional em 19 países da América Latina, apoiando seus processos de concepção, reforma e implementação, políticas públicas, focando sua atuação nas áreas de igualdade de gênero, governança democrática e políticas sociais. Trata-se de um programa financiado pela Comissão Europeia, que desde 2005 oferece um espaço para a aprendizagem entre pares e a troca de experiências entre instituições contrapartes de ambas as regiões, favorecendo o uso de um amplo catálogo de ferramentas relevantes para cada processo.
Na segunda assessoria técnica o pós doc Marcos Lemões tem entre as atividades o acompanhamento de expertos da União Europeia vinculados a Associação de Regiões de Fronteiriças Europeias (ARFE) com sede em Berlin Alemanha para elaboração de uma proposta de Protocolo para a mobilidade de pacientes em zonas de fronteiras do MERCOSUL. Este protocolo será apresentado na Reunião oficial da Presidência PróTempore do MERCOSUL neste mês de junho de 2021 na Argentina. Além de Artigos Científicos que serão publicados em breve.
Para mais informações sobre o Projeto podem ser acessados na Página do Instituto Social do MERCOSUL, em
http://www.ismercosur.org/es/programas/fronteras/cooperacion-salud/ .