COCEPE decide não realizar transmissões das reuniões

Atendendo aos argumentos apresentados pela representação discente justificados inicialmente pela ampla exposição dos estudantes nos processos protocolados no COCEPE, o Conselho Coordenador do Ensino, da Pesquisa e da Extensão, em reunião realizada no dia 1º de junho de 2021, deliberou por não realizar transmissões ao vivo das reuniões deste Conselho.

Os estudantes argumentaram que a democracia e a transparência das reuniões ocorrem pela forma de representação no Conselho, em que as três categorias estão representadas, e que as pautas e as atas de todas as reuniões são publicizadas.

O processo contou com uma discussão encaminhada por meio da Comissão Especial do COCEPE, constituída pela Portaria do Reitor nº 25/2020, em 26/10/2020, que apresentou ao pleno um parecer com as opções de: 1) não transmitir as reuniões ou; 2) transmiti-las apenas em determinados temas de interesse mais amplo da comunidade acadêmica.

Após ampla discussão no pleno do COCEPE houve a votação entre estas, acrescida ainda mais uma outra proposta, 3) a de rediscutir daqui a um ano o tema, dada a situação atual de discursos de ódio, fake news ou outros tipos de exposição que possam trazer algum constrangimento aos estudantes. A decisão final foi pela não transmissão das reuniões deste Conselho.