Início do conteúdo

Centro de Pesquisas Clínicas do Hospital Escola participa de novo estudo de vacina do Butantan

O Instituto Butantan iniciou neste mês um estudo clínico para avaliar a imunogenicidade (eficácia) e a segurança de uma nova vacina tetravalente contra o vírus da influenza (gripe). O imunizante inclui quatro cepas do vírus Influenza, sendo duas da linhagem A (H3N2 e H1N1) e outras duas da B (B Victoria e B Yamagata). O Centro de Pesquisas Clínicas do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE UFPel/EBSERH) é o responsável pelo estudo na região sul do Rio Grande do Sul.

Participarão do estudo 6,5 mil pessoas em 11 centros de pesquisa nas cidades de Ribeirão Preto, São Paulo, Serrana, São José do Rio Preto e São Caetano do Sul (estado de São Paulo), Belo Horizonte (Minas Gerais), Porto Alegre e Pelotas (Rio Grande do Sul), Fortaleza (Ceará), Recife (Pernambuco) e Laranjeiras (Sergipe). A pesquisa incluirá crianças e adolescentes de 3 a 17 anos, adultos de 18 a 59 anos e idosos de 60 anos ou mais.

O objetivo do estudo é ampliar o espectro das vacinas da gripe e sua proteção, especialmente nas populações que correm risco de agravamento no quadro da doença. “Com os resultados que serão obtidos a partir deste estudo clínico, poderemos incluir o novo imunizante no portfólio de vacinas disponibilizadas ao Ministério da Saúde”, afirma Dimas Covas, presidente do Instituto Butantan.

“A influenza é uma das maiores ameaças à saúde pública, não só por sua imprevisibilidade, mas por seus altos custos humanos e econômicos. A vacinação anual é a medida preventiva mais efetiva, e demonstrou segurança e eficácia em adultos, idosos, crianças, gestantes e grupos adicionais de risco”, explica Mônica Tilli Reis Pessoa Conde, gerente de desenvolvimento clínico do Butantan.

Conforme a pesquisadora responsável no HE, a médica infectologista Danise Senna Oliveira, os adultos de 18 a 59 anos que desejam ser voluntários não devem ter tomado vacina contra a gripe em 2020 e 2021, já os idosos acima de 60 anos não podem ter tomado vacina contra gripe neste ano. “Todos participantes serão vacinados, alguns com a tetravalente e outros com a trivalente, conforme os protocolos do ensaio”, explicou ela.

Os interessados em participar do ensaio clínico devem agendar sua avaliação pelo telefone (53) 3284-4981, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. O Centro de Pesquisas Clínicas fica localizado no Bloco 3 do Hospital Escola, localizado na rua Almirante Guilhobel, 221 (próximo à rodoviária).

Publicado em 26/05/2021, em Destaque, Notícias. Marcado com as tags Ciência, EBSERH, HE, Hospital Escola, Pesquisa, saúde, vacinas.