Artigo – A UFPel em tempos de pandemia

Desde o início da pandemia, em março de 2020, a Universidade Federal de Pelotas tem atuado de forma responsável com o objetivo de defender a educação de qualidade e a vida de integrantes da comunidade acadêmica. Dessa maneira, passou a executar tarefas de forma remota, emergencialmente, incluindo atividades de Ensino, Pesquisa, Extensão e Administração.

Diversas ações foram desenvolvidas pela Pró-Reitoria de Ensino nas mais variadas frentes para discutir especificamente as questões que envolviam as aulas na graduação e na pós-graduação. Foi implementado o Comitê UFPel Digital, que desenvolveu uma nova plataforma, o sistema e-AULA ou Moodle das disciplinas, integrado ao sistema de gestão acadêmica da universidade e de webconferência. Também foi criado o Núcleo de Apoio às Tecnologias Educacionais para prestar apoio ao Ensino Remoto Emergencial. Foram realizadas muitas ações de formação e qualificação para uso de ferramentas e tecnologias.

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis criou uma política de inclusão digital para os estudantes, com a concessão de acesso à internet, bolsa para a aquisição de equipamentos, bolsas de ensino e monitoria e pontos de conexão em locais estratégicos na Universidade. Considerando a permanência na Casa do Estudante de, aproximadamente, 150 alunos, uma série de regramentos foram implementados a fim de minimizar os riscos de infecção pelo coronavírus entre os residentes. Foi oferecido o atendimento em promoção à saúde mental e acompanhamento pedagógico dos estudantes. Os serviços do Restaurante Universitário da UFPel foram mantidos, respeitando as orientações sanitárias e os decretos municipais, além da entrega de refeições aos moradores da Casa do Estudante e da Residência dos Estudantes Indígenas e Quilombolas. Ainda, qualificando a alimentação dos estudantes de maior vulnerabilidade adquirimos, kits de Hortifruti junto à Cooperativas de Produtores da Agricultura Familiar da região.

Neste período foram realizados três calendários remotos. O atual teve início em 15 de março e se encerra em 26 de junho. Os estágios obrigatórios presenciais e algumas disciplinas práticas foram autorizados para os cursos da área da saúde.

O próximo período está previsto para iniciar em 09 de agosto e corresponderá ao calendário de 2021/1. As regulamentações quanto ao formato deste calendário ainda não foram definidas pela COCEPE.

A comunidade acadêmica da UFPel aguarda ansiosa para o retorno das atividades acadêmicas presenciais. O Comitê COVID-19 da UFPel tem monitorado o avanço da pandemia diariamente, onde temos observado uma estabilização dos indicadores de internações em UTI e óbitos em Pelotas em patamares elevadíssimos, apontando para a gravidade da situação local e o risco que uma nova onda partindo deste patamar teria à vida da população. Neste sentido, a UFPel vem se preparando para um retorno gradual e seguro, em momento de maior controle da pandemia, considerando os 21.339 estudantes e mais de 3.000 trabalhadores da Instituição e o risco atribuído ao retorno às atividades desta comunidade.

Do ponto de vista orçamentário, o retorno às atividades presenciais na universidade, tanto administrativas quanto acadêmicas, demanda investimentos na adaptação de espaços, em equipamentos de biossegurança, cuidados especiais com limpeza e higienização, dentre outros.

Em um cenário de redução no orçamento da instituição e considerando a responsabilidade da Universidade perante a sua comunidade acadêmica, que em grande parte não é originária da região – mais de 60% dos estudantes são oriundos de fora de Pelotas, é preciso que a instituição possa garantir o funcionamento dos seus serviços e atividades por um período de, no mínimo, um semestre letivo. Contudo, a política atual do MEC em termos orçamentários não permite que a instituição possa se comprometer com um planejamento adequado de longo prazo. É fundamental a recomposição do orçamento para que a Universidade possa honrar seus compromissos.

Equipe de gestão da UFPel