Início do conteúdo

Odontologia faz obras de adequação, visando biossegurança e atendimento

A Faculdade de Odontologia recebeu a visita de representantes da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento (Proplan) e de membros da futura gestão da UFPel, para o acompanhamento das obras de adequações, realizadas a partir da concepção de novos protocolos de biossegurança e de triagem e acolhida de pacientes.

O setor térreo da Faculdade foi adequado para ampliar a capacidade dos serviços de agendamento e recepção de pacientes em conformidade com novos protocolos propostos por grupos de trabalho da unidade, no contexto das modificações de adequação e minimização de riscos da Covid-19. Além do serviço central de triagem, as obras proporcionaram também a ampliação do setor de Radiologia, que atende às demandas em radiografias odontológicas dos serviços do SUS em âmbito municipal.

O lado norte do terceiro andar, por sua vez, está com obras de individualização total dos blocos cirúrgicos com instalação de divisórias e portas. Adicionalmente, neste espaço, que será utilizado para procedimentos que envolvam geração de aerossol, com suporte para bombas de vácuo de alta eficiência, estão sendo instaladas três torres de sistema experimental de UV-C, desenvolvido pela UFPel.

“Espera-se que o sistema de torres auxilie no controle de contaminação reduzindo o tempo de limpeza e desinfecção entre atendimentos e aumentando a segurança. Etapas de avaliação de eficácia foram previstas neste projeto de desenvolvimento”, diz o diretor da Faculdade, professor Evandro Piva.

O cronograma futuro das obras prevê a substituição de modelos de clínicas comunitárias para a individualização completa de consultórios odontológicos no espaço das clínicas, além da ampliação de áreas de suporte ambulatorial, reorganização de fluxos internos e controle de acesso.

“Esforços estão sendo realizados para a idealização de uma nova clínica horizontal, visando compensar a redução de consultórios, diminuir o impacto acadêmico tendo em vista a recuperação da capacidade de atendimento aos pacientes usuários do SUS que anteriormente era de seis mil procedimentos por mês”, completa Piva.