Livro aborda Movimentos Antissistêmicos e Relações Internacionais

O professor do curso de Relações Internacionais da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Charles Pennaforte, lançou o livro “Movimentos Antissistêmicos e Relações Internacionais: uma perspectiva teórica para compreender o sistema-mundo”. A obra, editada pela Editora da UFPel, já está disponível no repositório Guaiaca.

O livro procura traçar uma visão panorâmica dos grandes temas das relações internacionais por meio da Análise dos Sistemas-Mundo (ASM), proposta teórica elaborada, entre outros, por Immanuel Wallerstein (1930-2019) e Giovanni Arrighi (1937-2009).

A atual realidade do sistema internacional é analisada a partir do declínio da primazia estadunidense e o surgimento de polos antissistêmicos protagonizados, por exemplo, pela China e Rússia. De acordo com o autor, a própria atuação da administração Donald Trump contra a China na disputa do 5G explicitaria um dos sinais do declínio geopolítico, econômico e ideológico dos EUA.

A obra é dividida em quatro capítulos. O primeiro, “Compreendendo o atual cenário mundial: uma perspectiva teórica”. No segundo, é abordado o declínio da primazia estadunidense. No seguinte, os movimentos antissistêmicos no sistema-mundo. Finalizando, a análise “BRICS: atuação antissistêmica”.

Charles Pennaforte é coordenador do Laboratório de Geopolítica, Relações Internacionais e Movimentos Antissistêmicos (LabGRIMA) e do Grupo de Pesquisa CNPq Geopolítica e Mercosul (GeoMercosul). É professor do curso de Relações Internacionais no Instituto de Filosofia, Sociologia e Política (IFISP) da UFPel.