Atividades remotas: dúvidas e problemas podem ser solucionados pelo serviço de Atendimento

O serviço de Atendimento da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) é o canal adequado para se resolver pendências e dificuldades relacionadas às atividades remotas. Só através do Núcleo de Apoio a Tecnologias Educacionais (NATE) foram mais de mil atendimentos relacionados ao Ambiente e-AULA, Graduação e Pós-Graduação. O serviço se mostrou um espaço ágil e eficiente de comunicação.

Para solicitar atendimento, o usuário deve acessar o site e, primeiramente, procurar sua dúvida nas Perguntas Frequentes. Caso não encontre uma resposta, pode fazer login como Estudante ou Servidor da UFPel e abrir um “ticket”. A comunidade externa também pode ser atendida no mesmo sistema, bastando, para isso, acessar a área correspondente a este público.

Ao abrir o “ticket”, o usuário escolhe a área relacionada ao seu atendimento, preenche seus dados pessoais e apresenta o seu problema ou dúvida. É importante que expresse da melhor e mais detalhada forma possível. Mensagens descritivas, código do erro – se houver – e print da tela são dicas de como otimizar o sucesso para sua requisição.

Existem duas formas de acompanhar seu atendimento: via e-mail, acessando seu ticket, ou através do site. No acompanhamento via e-mail o retorno de qualquer atendimento aberto será direcionado para o endereço cadastrado no Cobalto. Aparecerá na sua caixa de entrada, em forma de um e-mail, a resposta de sua solicitação. Nesta primeira mensagem/resposta consta o número de seu “ticket” e, na parte inferior, um link para acessar sua caixa de diálogo com o atendente. A mensagem não aceita respostas – a única forma é acessando seu “ticket”. O acompanhamento pode ser feito também diretamente através do site, acessando com seu login e senha.

Atendimentos do NATE
O NATE mantém atendimento aos tickets em três turnos, de segunda a sexta. Normalmente as questões são respondidas no mesmo dia, exceto quando trata-se de problemas de acesso ligados a questões tecnológicas ou de registro acadêmico – nestes casos, são necessários testes e/ou o suporte de outras unidades, como a Pró-Reitoria de Gestão da Informação e Comunicação (Progic) e Coordenação de Registros Acadêmicos (CRA).

Existem, ainda, as salas de atendimento síncrono. Os atendimentos são marcados via ticket e o solicitante recebe os dados de acesso para a sala solicitada. Nestes casos, normalmente dois bolsistas efetuam, em tempo real, o atendimento.