Início do conteúdo

Projeto da FaE promove a conferência “Capitalismo dependente, questão ambiental e educação”

O projeto de ensino “O papel do estado em tempos de pandemia”, promovido pelo grupo de professores e professoras da área de políticas educacionais da Faculdade de Educação (FaE), promove nesta quarta-feira (26/08), das 18h30 às 20h, a conferência “Capitalismo dependente, questão ambiental e educação”, com a participação do professor Carlos Frederico Bernardo Loureiro, da UFRJ e mediação da Professora Eugênia Antunes Dias (UFPel).

A Educação Ambiental é abordada por Loureiro numa perspectiva crítica e articulada com a vida real de opressão das pessoas e da natureza pelo sistema capitalista, propondo uma prática transformadora que passa necessariamente pelos processos educacionais formais e não formais, notadamente os construídos pelo movimento ecológico, reforçando a importância da reflexão sobre o papel da academia e sua relação com a sociedade frente ao colapso ambiental.

Essa é a décima conferência do projeto no Calendário Alternativo, o qual consiste em um curso de atualização com atividades síncronas (webconferência) e assíncronas (Plataforma Moodle), totalmente a distância, que conta com 150 participantes da comunidade interna e externa à UFPel, dentre eles estudantes de cursos de graduação e pós-graduação, professores/as da Educação Básica e integrantes de movimentos sociais populares, com o objetivo de oportunizar o estudo, a discussão e a reflexão sobre temas de análise da área de política educacional e suas relações com o Estado em tempos de pandemia.

A FaE ofertou mais de 40 projetos de ensino, pesquisa e extensão no Calendário Alternativo, totalizando mais de 2 mil vagas para comunidade interna e externa, a partir da compreensão da necessidade de colaborar com o isolamento social e de manter o vínculo com a comunidade interna e externa à UFPel, sobre variados temas.

Integram o projeto os/as docentes Álvaro Hypolito, Mara Rejane Vieira Osório, Márcio Caetano, Maria Cecília Lorea Leite, Maria Eloísa da Silva, Simone Gonçalves da Silva, Valdelaine Mendes e o técnico administrativo em Educação João Hirdes.

Confira abaixo o link para as atividades já realizadas:

A Educação Superior no âmbito de um Estado Ultraliberal. Prof. Valdemar Sguissardi.
https://www.youtube.com/watch?v=mCWjCifyH58&t=25s

Direito à educação, trabalho remoto e desigualdade. Profa. Dalila Andrade Oliveira.
https://www.youtube.com/watch?v=RKsxShQ4fQQ&t=5s

Agenda Neoliberal em Educação. Prof. Álvaro Hypolito.
https://www.youtube.com/watch?v=xBDnQo6tpX4&t=3s

Relação público-privado na Educação. Profa. Vera Peroni.
https://www.youtube.com/watch?v=amL_W3zAABM&t=9s

Necropolítica e o Governo Bolsonaro. Profa. Megg de Oliveira e Prof. Carlos de Lucas.
https://www.youtube.com/watch?v=cFUrBBmtnYI&t=2s

Trabalho docente em tempos de pandemia. Professoras Marta Nörnberg e Maria Eloísa da Silva.
https://www.youtube.com/watch?v=pAE3WGzBCIE&t=634s

Formação de Professoras e Professores em tempos de pandemia. Professor Luiz Fernandes Dourado.
https://www.youtube.com/watch?v=6-GZuwHRYxs

Gestão de currículos em contextos de internacionalização de fundo privatizante na Ed. Básica. Prof Juares Thiesen
https://www.youtube.com/watch?v=ApQYDcpgK5A&t=2874s

Sindicatos dos Trabalhadores em Educação: desafios durante a pandemia. Prof. Maicon Dourado Bravo, Profª. Carla Cassais, Prof. Avelino da Rosa Oliveira e Prof. e TAE João Carlos Roedel Hirdes.
https://www.youtube.com/watch?v=WHG4KGAoEEo&t=1126s