UFPel cria Núcleo para vencer as demandas e desafios do Calendário Alternativo e Ensino-Aprendizagem Remoto

Após aprovar um Calendário Alternativo, a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) criou o Núcleo de Apoio a Tecnologias Educacionais (NATE), vinculado à Pró-Reitoria de Ensino (PRE). O NATE surge para amparar tecnológica e pedagogicamente o ensino superior da UFPel e todo o processo de ensino-aprendizagem digital.

Neste primeiro momento, com a necessidade de fortalecer a conexão entre docentes e acadêmicos – além de capacitar todos no uso das plataformas e ferramentas digitais -, o NATE propõe encontrar formas de romper barreiras e encurtar distâncias no processo de construção do conhecimento científico e ensino-aprendizagem.

O Núcleo é formado por 30 bolsistas (15 da graduação e 15 da pós-graduação, selecionados mediante edital) sob coordenação dos professores Rosaura Espírito Santo da Silva e Christiano Ávila. Conta, ainda, com um conselho formado por mais 12 professores.

Sempre trabalhando em parceria com as estruturas já existentes, a fim de conectar experiências e suprir novas demandas, o NATE enfrenta, em conjunto, as principais dúvidas entre professores e alunos recebidas, inicialmente, por um e-mail de suporte.

Dentre as ações já realizadas pela equipe recém-criada, destacam-se a REDE NATE, o Espaço NATE Formação e a produção de peças audiovisuais, tutoriais, guias e manuais úteis às questões do ensino remoto.

A REDE NATE é um ambiente colaborativo. Nesse espaço, os professores e alunos podem compor um ambiente direcionado às especificidades de cada unidade. A proposta tem girado em torno da articulação das dúvidas e soluções apresentadas nas unidades, produzindo uma série de materiais, informativos e estratégias para o ensino-aprendizagem remoto.

O NATE Formação é um espaço virtual voltado para os docentes que visa dar suporte e capacitação nas diferentes ferramentas dos ambientes de ensino-aprendizagem remoto oferecidos neste período de Calendário Alternativo. Formações já estão ocorrendo e novas deverão ser disponibilizadas em breve.

Nesse espaço, os professores da UFPel têm acesso a diversos tópicos relacionados ao uso das ferramentas do e-AULA, bem como orientações de acesso e integração com o Cobalto, informações sobre direitos autorais e plágio acadêmico, sugestões para o planejamento das disciplinas e, ainda, uma biblioteca de compartilhamento de materiais.

Em virtude dos requisitos legais, o NATE entrou em funcionamento a todo vapor, praticamente, no início das aulas. Os coordenadores, o conselho e a rede de bolsistas desenvolveram de lá para cá um trabalho que aos poucos vai dando resultados. Além dos já citados, enfatiza-se o suporte em tempo real, oferecido pelos bolsistas, tutoriais, vídeos, ambientes virtuais, estratégias de mídias sociais e a criação de diferentes soluções e tecnologias educacionais para ensino remoto.

O que faz o NATE
– Auxilia os professores da graduação e da pós-graduação;
– Oferece suporte técnico da plataforma Moodle e de ferramentas de ensino virtual;
– Media a comunicação de conteúdos entre professor e alunos;
– Dá suporte pedagógico para professores de cursos de graduação e pós-graduação;
– Apoia os professores no desenvolvimento das atividades relativas à utilização do ambiente virtual de aprendizagem;
– Dá suporte aos discentes no uso da plataforma Moodle;
– Elabora documentos orientadores e tutoriais.

Canal de Atendimento do NATE
Acesse atendimento.ufpel.edu.br.

Quem compõe o Conselho
Analisa Zorzi; Antônio Maurício Medeiros Alves; Christiano Martino Otero Ávila; Edgar Ávila Gandra; Eduardo Ferreira das Neves Filho; Francisco dos Santos Kieling; Júlio Carlos Balzano de Mattos; Lui Nörnberg; Regina Trilho Otero Xavier; Rosaura Espírito Santo da Silva; Rose Adriana Andrade de Miranda; Sabrina Bobsin Salazar; Tiago Thompsen Primo; Vania Grim Thies.