PET-Física convida para o seminário “Criando Buracos negros em laboratório”

O PET -Física esta realizando a atividade O Físico quer saber, que será transmitida ao vivo na página do Facebook do grupo. Essa atividade, que vem sendo realizada desde 2019, consiste em seminários ou colóquios nos quais os professores do Departamento de Física respondem questões ou falam sobre temas propostos pelos estudantes dos cursos de Física (lic. e bach.) da UFPel. Nesse evento teremos como convidado o professor Victor Paulo Barros Gonçalves que abordará um tema associado a sua pesquisa.

O seminário: Criando Buracos negros em laboratório ocorrerá no dia 15 de julho às 18h no Facebook (facebook.com/ufpelpetfisica).

No seminário serão revisados os conceitos básicos de Física de Partículas e discutidas as dificuldades existentes para a inclusão da força gravitacional no Modelo Padrão. Será apresentado o modelo de Dimensões Extras Grandes, o qual busca unificar a gravidade ao Modelo Padrão através da proposição da existência na Natureza de novas dimensões espaciais, as quais estariam compactadas e somente poderiam ser observadas em escalas de energia muito além daquelas presentes no nosso dia-a-dia. Por fim, será abordada uma das consequências mais chocantes deste modelo: a possibilidade de criar um Buraco Negro na colisão entre prótons no Grande Colisor de Hádrons.

Publicado em 13/07/2020, na categoria Notícias.
Marcado com as tags Física, Instituto de Física e Matemática, PET Física, seminário.