Covid – Curso sobre parada cardíaca realizou segunda fase

O curso de atualização profissional de Atendimento Padrão de Parada Cardíaca (APPC), que acaba de concluir sua segunda etapa, está adequando profissionais de saúde de modo a evitarem a contaminação por coronavírus durante o processo. A atividade, ministrada pelo professor Samir Schneid, da Faculdade de Medicina da UFPel, com o auxílio de acadêmicos do curso, tem como público-alvo médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e fisioterapeutas que atuam no Hospital Escola da Universidade.

No programa, que iniciou sua segunda fase no dia 15 de junho, as aulas são ministradas em um ambiente de simulação similar ao hospitalar, com adaptações como o uso de cápsulas de procedimento, também conhecidas como capelas. No conteúdo, são revisados princípios de intubação endotraqueal, compressões cardíacas e desfibrilação em casos de arritmia, bem como ainda a administração de adrenalina e sulfato de magnésio, sendo posterior à essa primeira fase a simulação de casos reais nos bonecos.

O curso reuniu 50 pessoas, divididas em pequenos grupos, entre as três salas e o auditório da Faculdade de Medicina, visando respeitar as medidas de distanciamento social. A atividade prevê futuras edições, nos próximos meses e enquanto durar a pandemia.